SóProvas


ID
919918
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Caracteriza-se por alterações comportamentais após a ingesta de quantidade de álcool insuficiente para produzir intoxicação na maioria das pessoas. O início é súbito com comportamento hostil e agressivo, o que é atípico para a pessoa. O episódio é de curta duração e há amnésia subsequente. A que transtorno mental induzido pelo álcool estamos nos referindo?

Alternativas
Comentários
  • Critérios para Intoxicação com Substância 
    A. Desenvolvimento de uma síndrome reversível específica à substância devido à recente ingestão de uma substância (ou exposição a ela).
    Obs.: Diferentes substâncias podem produzir síndromes similares ou idênticas. 
    B. Alterações comportamentais ou psicológicas clinicamente significativas e mal-adaptativas devido ao efeito da substância sobre o sistema nervoso central (por ex., beligerância, instabilidade do humor, prejuízo cognitivo, comprometimento da memória, prejuízo no funcionamento social ou ocupacional), que se desenvolvem durante ou logo após o uso da substância. 
    C. Os sintomas não se devem a uma condição médica geral nem são melhor explicados por um outro transtorno mental.
  • A intoxicação alcoólica idiossincrática, ou embriaguez patológica, tem sido um conceito controverso associado a comportamento cego, agressivo e destrutivo com a intoxicação. A intoxicação alcoólica idiossincrática é definida como uma alteração comportamental agressiva ou de ataque, ao beber, que não é típica do indivíduo quando sóbrio. Em indivíduos suscetíveis, essa reação ocorre com a ingestão de pequenas quanti­dades de álcool, insuficiente para induzir a into­xicação na maioria das pessoas