No primeiro estágio, chamado de pré-alcoólico, o dependente tem aumentada sua tolerância à bebida, experimenta forte sensação de euforia e começam as falhas de memória. Além disso, qualquer motivo por mais banal que seja, é digno de ser comemorado com bebida. Basta presença de alguns amigos para acontecer a comemoração
Na medicina, pródromo é um sinal ou grupo de sintomas que pode indicar o início de uma doença antes que sintomas específicos surjam.
Fase pré-alcoólica: o indivíduo começa a se afastar dos padrões sociais. O uso ainda é sintomático, para diminuir a ansiedade, tensão ou depressão. Essa fase pode durar de 6 a 12 anos.
Fase prodômica: caracteriza-se por um comprometimento orgânico maior. Podem aparecer os episódios de black-out (amnésia lacunar para períodos de intoxicações). É a fase importante para o diagnóstico e tratamento. Pode durar de 6 meses a 5 anos.
Fase crucial: ocorre a perda do controle. Aparecem também a síndrome da abstinência e diversos sintomas físicos. Os problemas sociais e familiares são graves.
Fase crônica: o indivíduo aparece embriagado todo dia. As complicações psicóticas e anêmicas estão presentes. Não há qualquer controle da quantidade. Pode ocorrer síndrome demencial.