SóProvas


ID
921235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEAD-SE (FPH)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Desde 1804, o Brasil adota medidas para impedir o desenvolvimento de doenças imunopreveníveis, ou seja, que podem ser prevenidas através da melhora da resposta imunológica da população, sendo a vacinação da população a principal medida nesse sentido. A respeito da vacinação no Brasil, julgue os itens de 101 a 110.

Imunizar é tornar o organismo resistente e(ou) capaz de reagir à presença de certos agentes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    O que é Imunização:

    Imunização é a aquisição de proteção imunológica contra uma doença infecciosa, podendo ser ativa ou adquirida.

    Imunização Ativa

    Ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo entra em contato com uma substância estranha ao organismo e responde produzindo anticorpos e linfócitos T.

    Esse tipo de imunidade normalmente dura vários anos ou até o fim da vida. Pode-se adquirir imunidade ativa contraindo uma doença infecciosa ou tomando uma vacina.

    Imunização Passiva

    A imunização passiva consiste na transferência de anticorpos produzidos por um animal ou outra pessoa. Produz uma proteção rápida e eficiente, porém, temporária, durando poucas semanas ou meses, em media.

    O tipo mais comum de imunidade passiva é a imunidade passiva natural que ocorre através da passagem de anticorpos da mãe para o feto através da placenta nos últimos 2 meses de gestação, conferindo à criança uma boa imunidade no seu primeiro ano de vida.

    A imunidade passiva artificial pode ser adquirida sob 3 formas principais:

    Imunoglobulina humana combinada;

    Imunoglobulina humana hiperimune;

    Soro heterólogo.

    A transfusão de sangue também é uma forma de adquirir imunidade passiva, uma vez que todos os tipos de produtos sanguíneos contêm anticorpos.

     

    https://www.significados.com.br/imunizacao/