SóProvas


ID
921256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEAD-SE (FPH)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Desde 1804, o Brasil adota medidas para impedir o desenvolvimento de doenças imunopreveníveis, ou seja, que podem ser prevenidas através da melhora da resposta imunológica da população, sendo a vacinação da população a principal medida nesse sentido. A respeito da vacinação no Brasil, julgue os itens de 101 a 110.

A poliomielite foi erradicada do Brasil depois de uma ação coordenada pelo Ministério da Saúde com esquemas regulares de vacinação da população.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

     

    RIO — Em até 12 meses, o planeta deverá se ver livre da poliomielite, doença que paralisou milhares, especialmente crianças, ao longo de séculos. A previsão é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que promove intensa campanha de vacinação nos dois últimos países do mundo que apresentam casos de transmissão do poliovírus: o Paquistão, com sete casos, e o Afeganistão, com dois. Zonas de conflito, esses lugares costumam ter a rotina de vacinação prejudicada. Se o objetivo da OMS for alcançado, a poliomielite será a segunda doença provocada por vírus a ser erradicada no mundo, depois da varíola, em 1980.

    O Brasil já está há mais de 20 anos sem a pólio, que teve seu último caso registrado em 1989, na Paraíba. A erradicação oficial no continente americano veio em 1994. No entanto, enquanto houver circulação do vírus no mundo, a vacinação não pode recuar, sob risco de novos surtos e epidemias, como as ocorridas no início do século passado e nas décadas e 1950 e 60.



    Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/oms-preve-erradicacao-da-poliomielite-no-mundo-em-um-ano-19056751#ixzz4sCGlq6Qw 
    stest