SóProvas


ID
92260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca de segurança e proteção de computadores, julgue os próximos
itens.

Um vírus mutante de computador é capaz de assumir múltiplas formas com o intuito de burlar o software de antivírus.

Alternativas
Comentários
  • Apenas para complementar é justamente o conceito de vírus polimórfico.
  • O vírus mutante (polymorphic virus) muda de aparência a cada vez que se auto-replica, já que sua assinatura muda, muitas vezes aleatoriamente. Esse comportamento, na maioria das vezes, permite escapar de técnicas comuns de detecção por assinaturas. Os sistemas antivírus confiam em suas técnicas de heurística para identificar as pragas virtuais.

  • Tipo a Mística do X-MEN

    kkkkkkk

  • Gabarito: CERTO

    Polimórfico,também conhecido como Vírus Mutante, é capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção com o intuito de burlar o software de antivírus. Ele muda sua assinatura, mantendo suas funcionalidades e alterando apenas o seu padrão de bits (tamanho). A assinatura é uma característica utilizada pelos antivírus para definir a sua presença. Pode ser um nome, um comportamento ou o tamanho do vírus. 

    Cuidado pra não confundir com o Metamórfico:

    Trata-se de um vírus que se transforma a cada infecção, mas que – diferentemente do polimórfico – se reescreve completamente a cada infecção, podendo mudar seu tamanho e comportamento, aumentando a dificuldade de detecção. Aqui não tem muito o que falar: basta lembrar que o Vírus Polimórfico muda apenas a sua assinatura, mantendo sua funcionalidade, e o Vírus Metamórfico muda sua assinatura e sua funcionalidade. 

  • CERTO.

    Um Vírus Mutante (Vírus Polimórfico) de computador é capaz de assumir múltiplas formas com o intuito de burlar o software de antivírus.

  • Vírus polimórfico muda apenas a assinatura, creio que a questão se refira ao metamórfico. GAB. C

    Qualquer equivoco, notifiquem-me.

  • CERTA

    POLIMÓRFICO (MUTANTE) - É capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção com o intuito de burlar o software de antivírus. Ele muda sua assinaturamantendo suas funcionalidades e alterando apenas o seu padrão de bits, fazendo com que o antivírus não consiga detectar a sua presença. São capazes de criar uma nova variante a cada execução, alterando tanto a rotina de encriptação quanto a rotina de decriptação. Tem a capacidade de gerar réplicas de si mesmo utilizando-se de chaves de encriptação diversas, fazendo com que as CÓPIAS FINAIS POSSUAM FORMAS DIFERENTES.

    METAMÓRFICO - É uma variação do vírus polimórfico que, diferentemente do vírus polimórfico, se reescreve completamente a cada infecção, podendo mudar seu tamanho e comportamento, aumentando a dificuldade de detecção. Ele muda sua assinatura e sua funcionalidade.