Comandos L3/L6
O comando L3 lê registros do Data Storage na seqüência lógica de um descritor especificado pelo usuário. Você pode especifica o arquivo a ser lido, o descritor a ser usado para controle de sequência e os campos para que os valores devem ser devolvidos. O Adabas devolve os valores dos campos solicitados. O Command Option 2 para o comando L3/L6 especifica se os registros são lidos em ordem crescente ou decrescente. Além disso, o Command Option 2 pode ser usado para especificar um valor inicial.
O comando S1/S4 seleciona os registros que satisfazem os critérios de pesquisa.
- Se descritores só são utilizados, a consulta é resolvida utilizando a lista invertida sozinho sem acessar Data Storage.
- Se não descritores estão incluídos nos critérios de pesquisa, o comando S1/S4 lê cada registro em Data Storage para resolver a consulta.
- Se ambos os descritores e não descritores são utilizadas dentro dos critérios de busca, o Adabas primeiro procura na lista invertida para os descritores e, em seguida, lê o Data Storage para todos os ISNs correspondente para verificar a não descritores.
O comando S1 e o S4 retornam a contagem de registros que satisfazem o critério de busca, e uma lista dos ISNs para esses registros. Uma opção permite o registro identificado pelo ISN primeiro lugar na lista ISN resultante para ser lido a partir de Data Storage.
Comando A1
O comando A1 atualiza o conteúdo de um ou mais campos dentro de um registro. Você especificar o arquivo e ISN do registro a ser atualizado, juntamente com os campos a serem atualizados e os valores a serem utilizados para a update. O Adabas executa todas as alterações necessárias ao associador e Data Storage. No Associador a atualização é necessária apenas se um ou mais descritores são atualizados. A opção está disponível para realizar o propósito de colocar o registro a ser atualizado em estado de espera antes da atualização.
GABARITO B
L3,S1,N1
L3 e L6 - (Read logical sequential record) - Os comandos L3 e L6 são usados para ler um arquivo em ordem sequencial lógica, com base na sequência dos valores para um descritor de dados.
S1 - (Find records) - Seleção de registros por critérios lógicos ( FIND )
N1 - (Add record with Adabas-assigned ISN) - Os comandos N1 e N2 são usadas para adicionar um novo registro em um arquivo. O usuário especifica o arquivo para o qual o registro deve ser adicionado, e os campos para os quais valores estão sendo prestados. Os campos não especificado conterá um valor nulo no registro adicionado. O Adabas atribui a gravação de um ISN, acrescenta o registro de data storage, e executa qualquer Associator atualização que podem ser exigidos. O comando N2 é usado se o ISN a ser atribuído o registro está sendo fornecido pelo usuário. Para manter o ISN atribuído para o mesmo registro.
https://adabasmainframe.blogspot.com/2013/04/trabalhando-com-o-adabas.html