SóProvas


ID
923278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2002
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A década de 30 assinala o início da modernização brasileira. As circunstâncias que envolveram a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) também contribuíram para que a fisionomia do país fosse sendo alterada. Na segunda metade da década de 50, correspondendo aos “Anos JK”, aprofundou-se esse processo modernizador, além de se ter estimulado a sociedade brasileira a acreditar em sua capacidade de criar e de produzir. Ao aprofundamento das contradições e da crise política do início dos anos 60 correspondeu o golpe militar de 1964, inaugurando uma era que conheceu momentos de grande êxito econômico, em meio a um quadro geral de autoritarismo político, experiência que se esgotaria em cerca de vinte anos. Relativamente a esse quadro da evolução brasileira contemporânea, julgue o item a seguir.

Ao se constituir em centro dinâmico da economia brasileira, a partir da década de 30, a indústria criou um novo espaço geográfico, que rapidamente passou a concentrar a maior parte da população e da produção do país; daí ser possível associar industrialização com urbanização na moderna configuração do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Na questão acima, a banca trabalha o processo de modernização brasileiro no período republicano a partir de 1930, abordando principalmente o desenvolvimento industrial.  Era Vargas e suas políticas industrialistas, exigindo do candidato a correta análise do papel do governo no processo de modernização.

     

    http://studylibpt.com/doc/3403899/quest%C3%B5es-comentadas-de-conhecimentos-gerais

  • Já que a questõe se auto-explica de forma verdadeira é importante suplementar que:

    Após a crise de 29 e seus efeitos mundiais o BR que tbm foi afetado,logicamente, sentiu-se desesperado pela ausência de industrialização no território nacional, uma vez que, tinha como principal meio econômico o café em detrimento do setor industrial interno até então, o que fazia de nós dependentes 100% de produtos industriais externos.

    (Vendíamos "planta" e comprávamos máquinas.)

  • CERTA A RESPOSTA

  • CERTA A RESPOSTA

  • desde quando a produção nos centros urbanos ultrapassou o que é produzido no campo?

  • Positivo, pois com a expansão das industrias para o centro do país, a população também migrou, fazendo assim o processo de urbanização.

  • gabarito devia estar errado, pois até 1960 a população do campo ainda correspondia 55% da população total do Brasil, contra 45% da concentração na cidade. O quadro somente foi invertido a partir da década de 70.

  • êxodo campo - cidade / industrialização/ urbanização/ periferia- tem sido assim desde getulião.

  • A era vargas promoveu a modernização industria nas cidades gerando o fenômeno da urbanização, já o campo ficou intocável, ate porque getulião não queria arranjar treta com as oligarquias no campo.

  • Migração da população: do campo para a cidade. Começou a acontecer devido às construções das indústrias.