SóProvas


ID
924100
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

O SCM (supplychain management ), ou gestão da cadeia de suprimentos, envolve fornecedores, produtores, distribuidores e clientes, em contraponto à tradicional e conflitante relação entre vendedor e comprador. Em relação a essa tradicional abordagem, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A visão sistêmica veio com supplychain management. Essa ideia de integração não existia na abordagem tradicional.
  • Complementado o comentário do colega.

    Supply Chain Management

    A gestão da cadeia de suprimentos busca desmontar esta ideia, permitindo a visualização de todo o processo de geração de valor, desde o fornecedor até o consumidor final. Ela enxerga as empresas participantes do processo produtivo como parceiras, e desta forma, tem sempre em mente a interdependência das mesmas. O gerenciamento da cadeia de suprimentos é a administração do sistema de logística da empresa de forma integrada, interligando os diversos componentes de que participam da cadeia. Isto permite que a empresa satisfaça a necessidade de seus clientes de forma rápida. Por fim, o foco do Supply Chain Management é o cliente. Suas necessidades e anseios.

    FOnte:

    Curso: Administração de Recursos Materiais - Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini




  • Gabarito: d)

     O supply chain management (SCM) ou gestão da cadeia de suprimentos envolve fornecedores, produtor, distribuidores e clientes em um processo integrado em que compartilham informações e planos para tornar o canal mais eficiente e competitivo. Sem dúvida, esse compartilhamento é muito mais dinâmico do que na tradicional e conflitante relação entre comprador e vendedor.

    A diferença entre a nova e a velha abordagem é que no passado cada parte apenas focava exclusivamente o seu cliente direto e imediato:

     1. O fornecedor só focava a fabrica que utilizaria sua matéria-prima.

    2. A fábrica produzia o produto acabado somente focando sua expedição ou o distribuidor de seus produtos.

    3. O distribuidor ou atacadista só focava o varejista para quem vendia seus estoques.

    4. O varejista focava o cliente que lhe comprava o produto.

     Cada parte somente focava a parte que se seguia imediatamente no processo. A sequencia era apenas linear. As relações entre os atores eram binárias, ou seja, entre duas empresas. Nada mais do que isso. Ninguém se preocupava ao longo do processo em como sua atuação iria impactar as outras partes e, consequentemente, o cliente final. O SCM permite visualizar todo o processo de geração continuada de valor desde a chegada da matéria-prima até a entrega do produto acabado ao cliente final de maneira integrada e sistêmica. Esse é o ciclo integral que vai da matéria-prima entregue pelo fornecedor até a chegada do produto acabado ao consumidor final. Existem no mercado muitos softwares sofisticados de ERP envolvendo o SCM.

     Fonte: Administração de materiais - Idalberto Chiavenato.