SóProvas


ID
924106
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Administração Pública em sua totalidade deve obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e cuidar para que:

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito letra E.

    Comentando!


    A) Errado - Qualquer brasileiro, desde que preencha os requisitos estabelecidos em lei e, também, o estrangeiro, na forma da lei, conforme o art 37, I, da Constituição Federal.

    B) Errada. Art 37, II, da Constituição Federal, a regra é que a investidura em cargo público ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão, declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

    C) Errado. Constituição Federal, no art 37, III e IV, estabelece que o prazo de validade do concurso é de até dois anos, prorrogável por iqual período e que, durante o prazo improrrogável, o aprovado tem preferência sobre os novos cargos.

    D) Errado. Art 37, V da CF. O cargo em comissão é aquele declarado em lei de livre nomeação e exoneração e destina-se às atribuições de direação, chefia e assessoramento. É importante destacar a diferença entre cargo em comissão e função de confiança, pois somente no cargo de comissão pode haver a nomeação de pessoa que não é servidor de carreira, desde que dentro do limite estabelicido em lei, pois, apenas quem já é titular de cargo efetivo pode ser designado para exercer função de confiança.

    E) Certo . Na hipótese em que não se realiza concurso público é a contratação temporária. Modalidade prevista no art 37, IX, ao prever que " a estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

    Bons estudos!