SóProvas


ID
925693
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

Muitos dos acontecimentos mais críticos da economia mundial nas décadas passadas tiveram sua origem no mercado mundial de petróleo. Na década de 1970, os membros da OPEP decidiram aumentar o preço mundial do petróleo para aumentar a renda de seus países. Para atingir tal objetivo, reduziram conjuntamente a quantidade oferecida de petróleo.

Esse tipo de estratégia

Alternativas
Comentários
  • ELASTICIDADE – PREÇO DA OFERTA

    Elasticidade preço da oferta, mede o aumento ou diminuição em percentagem da quantidade ofertada devido a uma mudança percentual nos preços, mede o quanto a quantidade ofertada por um bem muda devido a uma mudança no preço daquele bem.

    Determinantes da Elasticidade da Oferta:

    Habilidade dos produtores de mudar a quantidade produzida de um determinado bem: livros, automóveis ou outros bens manufaturados possuem oferta elástica, já terrenos a beira da praia tem oferta inelástica;

    Tempo, a oferta é mais elástica no longo prazo;

    USO DA ELASTICIDADE: Examine se a oferta ou demanda irá se deslocar, determine a direção do deslocamento, use diagramas de oferta e demanda para observar como o equlibrio de mercado muda.

    RESUMO:

    A elasticidade preço da demanda mede o quanto a quantidade demandada muda devido a uma alteração nos preços. Se a curva de demanda é elástica, receita total cai quando o preço aumenta. Se a curva de demanda é inelástica, receita total aumenta quando o preço aumenta.

    A elasticidade preço da oferta mede o quanto a quantidade ofertada muda devido a uma alteração nos preços. Na maioria dos mercados, a oferta é mais elástica no longo prazo do que no curto prazo.

    Sobre elasticidade – preço da demanda:

    Com uma curva de demanda elástica, um aumento nos preços leva a uma diminuição na quantidade demandada, em maior proporção que o aumento nos preços, desta forma a receita total diminui.

    Com uma curva de demanda inelástica, um aumento nos preços leva a uma diminuição na quantidade demandada, em menor proporção que o aumento nos preços, desta forma a receita total aumenta.

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/demanda-elastica-e-inelastica-e-oferta-e-demanda/66271/

  • Portanto letra E correta.

    Excelente resposta Lorrany. Vou tentar complementar e explicar pra quem nunca estudou Economia. 
    A demanda será inelastica quando os compradores não tem outra saída a não ser comprar petroleo mesmo depois da OPEP ter aumetado tanto o preço.
    Afinal, naquela época o petroleo era um combustivel insubstituivel, não existia biodiesel ou outro correspondente. Ou compravam mesmo com o preço alto ou as industrias paravam.
    Já se considerarmos á longo prazo, vamos que a OPEP já arrumou concorrentes no mundo todo. Hj temos vários outros fornecedores e tambem outros combustíveis substitutos.
    Para a demanda elástica, lembre do exemplo da manteiga. Se um potinho de manteiga custar R$ 50,00 aposto que muita gente vai parar de comprar e substituir por queijo, outro óleo, gordura animal ou margarina.Então a demanda vai mudar.

  • Discordo da resposta letra E ser a correta. Acredito que seja a letra D. Se todo mundo souber por exemplo que o preço da gasolina irá aumentar para um patamar altíssimo, a tendência é as pessoas abastecerem o quanto antes porque o mercado ainda estaria com o preço atual. Assim a demanda seria elástica no curto prazo.