ELASTICIDADE – PREÇO DA OFERTA
Elasticidade preço da oferta, mede o aumento ou diminuição em percentagem da quantidade ofertada devido a uma mudança percentual nos preços, mede o quanto a quantidade ofertada por um bem muda devido a uma mudança no preço daquele bem.
Determinantes da Elasticidade da Oferta:
Habilidade dos produtores de mudar a quantidade produzida de um determinado bem: livros, automóveis ou outros bens manufaturados possuem oferta elástica, já terrenos a beira da praia tem oferta inelástica;
Tempo, a oferta é mais elástica no longo prazo;
USO DA ELASTICIDADE: Examine se a oferta ou demanda irá se deslocar, determine a direção do deslocamento, use diagramas de oferta e demanda para observar como o equlibrio de mercado muda.
RESUMO:
A elasticidade preço da demanda mede o quanto a quantidade demandada muda devido a uma alteração nos preços. Se a curva de demanda é elástica, receita total cai quando o preço aumenta. Se a curva de demanda é inelástica, receita total aumenta quando o preço aumenta.
A elasticidade preço da oferta mede o quanto a quantidade ofertada muda devido a uma alteração nos preços. Na maioria dos mercados, a oferta é mais elástica no longo prazo do que no curto prazo.
Sobre elasticidade – preço da demanda:
Com uma curva de demanda elástica, um aumento nos preços leva a uma diminuição na quantidade demandada, em maior proporção que o aumento nos preços, desta forma a receita total diminui.
Com uma curva de demanda inelástica, um aumento nos preços leva a uma diminuição na quantidade demandada, em menor proporção que o aumento nos preços, desta forma a receita total aumenta.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/demanda-elastica-e-inelastica-e-oferta-e-demanda/66271/