-
Gabarito certo
Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark
-
Certo
Segundo Christopher E. Bogan, Benchmarking é mais do que uma simples combinação de palavras - exprime uma filosofia. Este processo não se limita na simples identificação das melhores práticas, mas principalmente na sua divulgação através das diversas técnicas do Marketing. "Benchmarking é simplesmente o método sistemático de procurar os melhores processos, as idéias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior".
Assim como o benchmarking outras práticas que até então pareçam ser apenas tendências com certeza irão se concretizar, porque o mercado por ser dinâmico conta com constantes evoluções e as empresas que não interagirem com o mesmo dando espaço à inovação e ao conhecimento "não são dignas de se manterem vivas" no mercado.
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-do-benchmarking-na-gestao-empresarial/51080/
-
Desculpe colegas, mas até onde eu sei, identificar ameaças, oportunidades (Ambiente externo) e principais alvos de melhoria (ambiente interno) são indicadores da análise SWOT.
Não desmereço de forma alguma os comentários dos colegas acima, que realmente trazem a definição de benchmarking, mas através deles não se justifica o gabarito.
Sempre adotei a postura de não brigar com o CESPE, mas essa prova do INPI possui algumas questões, bem como essa, que forçaram a barra legal.
Vida que segue que a gente consegue!
-
Realmente é uma questão discutível.
Pesquisando no livro Administração Pública , 2ª ed. do Augustinho Paulo, achei a seguinte passagem:
"Para utilizar o benchmarking a organização precisa: conhecer suas operações e avaliar seus pontos fortes e fracos (processos e diagnósticos internos); conhecer os concorrentes e organizações líderes do mercado, identificar suas habilidades e seus pontos fortes e fracos para compará-los com os pontos fortes e fracos de sua empresa; e implantar na organização o "melhor do melhor": os pontos fortes dos concorrentes - e se possível, ultrapassá-los"
Por esse trecho, notei uma proximidade com o conceito de análise SWOT, que é o que parece pedir a questão.
Corrijam-me se estiver errado, por favor!
-
Concordo com o comentário do Andrei. Apesar de corretos os comentários anteriores, "identificar ameaças e oportunidades" não é característica do benchmarking. Essa questão está muito mal formulada, mas eu entendo que o gabarito devia ser: errado.
-
Colegas,
na minha opinião o CESPE foi muito inteligente nessa questão, porque sempre quando se fala em ameacas e oportunidades nós já pensamos em análise SWOT e ficamos enquadrados a isso. No entanto, o Benchmarking se formos analisar é um método que faz parte da análise SWOT, pois o Benchmarking é a comparacao com outras empresas, ou seja, é analisar o ambiente externo e logo é analisar ameacas e oportunidades.
Concordo com o gabarito
-
Concordo plenamente com a colega acima!
ITEM CORRETO
Duas características apresentadas pelas empresas que realizam o benchmarking, são:
A busca por novas oportunidades e o foco externo, procurando acompahar e implementar em seus negócios inovações que venham maximizar seus resultados.
Acima de tudo, essa técnica auxilia as empresas a identificar os seus pontos fortes e fracos e assim desenvolver estratégias de inserção e permanência em um mercado com a concorrência cada vez mais acirrada.
Indiretamente, vemos que tem tudo a ver com a matriz swot, pois nesse material, fica clara sua relação com a possibilidade de a organização identificar ameaças, oportunidades e principais alvos de melhoria.
Fonte: BOGAN, Christopher - Benchmarking – Aplicações Práticas e Melhoria Contínua - Makron Books
-
Falar em "ameaças" e "oportunidades" é falar no AMBIENTE. A ferramenta benchmarking é, essencialmente, uma ferramenta de qualidade, na qual se busca adaptar ou até mesmo copiar boas práticas de OUTRAS EMPRESAS. Misturar a identificação de fatores AMBIENTAIS que não se podem controlar com o benchmarking, que é uma ferramenta aplicável somente a OUTRAS EMPRESAS (e não a um ambiente como um todo) é ERRADO. Na minha opinião: o gabarito deveria ser "Errado".
-
Também fiquei na dúvida, só em ver as palavras ameaças e oportunidades, pensei logo em análise de SWOT, mas fui imediatamente ver o livro de Luis César G. de Araújo, em sua 5ª edição, que tenho e diz o seguinte ao tópico de Benchmarking na pág 196:
é um das tecnologias de maior utilidade para a gestão organizacional. Centrada na premissa de que é imperativo explorar, compreender, analisar e utilizar as soluções de uma organização, concorrente ou não...
Elas compreenderam que fazer Benchmarking é fundamental, porque permite vislumbrar oportunidades e ameaças ( INDE, 2007). Então é isso, espero que eu tenha ajudado-os!
A resposta esta de fato CORRETA!
-
Pelo conceito, benchmarking não teria como objetivo "identificar ameaças", é possível sim detectar, mas como uma consequência. Pelo conceito de benchmarking o objetivo é se espelhar no melhor, é identificar as coisas boas e não as ameaças que elas eventualmente possam causar. Acho que não é um objetivo identificar ameaças, mas como a questão diz: "possibilita", sim, com o benchmarking é possível detectá-las.
-
e desde quanto benchmarking é uma tecnologia???? vou procurar para usar no meu celular affff....é cada uma que aparece!
-
Mais hein? Tecnologia? Não seria ferramenta ou instrumento em sentido conceitual (como BSC, SWOT...PDCA)? Sei não...agora eh jogo de adivinhação! =/
-
Concordo que o CESPE foi inteligente nessa questão, inteligência do mal. Quem elaborou a questão errou ao fazer a citação do autor em que se baseou sem retificar que não se trata de uma tecnologia, isso de certa forma contraria os demais autores que são unanimes em chama-la de ferramenta. Por favor, Sr. Examinador não faça isso pelo bem dessa ciência, essa já é uma área bem ampla, se ajudar a propagar essas ''coisas'' não haverá consenso racional e cairemos em descredito. Mais uma coisa parem de pegar os conceitos principais de uma ferramenta e dizer que a resposta é o conceito genérico de outra, deixem isso para a parte de Raciocinio Logico, sejam objetivos e testem conhecimentos.
-
Gabarito CORRETO
Tecnologia = conhecimento acerca da técnica
Análise de SWOT é um mapa enquanto o benchmarking é uma técnica específica.
-
Na minha opinião as palavras do THIAGO SOARES estao muito bem equilibradas e é a justificativa mais concgruente que li até aqui.
-
Infelizmente a quetão está certa. O examinador do mal foi muito esperto em tentar ludibriar o candidato ao reformular o conceito de tal foma que ficasse quase irreconhecivel, e utilizando conceitos que, apesar de corretos, fogem do uso habitual.
Conceito de tecnologia: conjunto de técnicas, métodos e processos utilizados para chegar a um objetivo.
Benchmarking: nome chique pra "ctrl c ctrl v". Basicamente uma análise de seu produto/processo em relação ao da concorrência. De fato, ao comparar o seu produto com o do concorrente, é possível visualizar ameaças e oportunidades.
Ex: você fabrica carros. Seus clientes gostam de carros rapidos. Você analisa o produto do concorrente e verifica que o carro dele é mais rápido que o seu. Você descobriu uma ameaça: concorrente faz um produto superior.
-
Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação
dos produtos, serviços e processos de trabalho das
organizações/departamentos/etc. que são reconhecidas como representantes
das melhores práticas, com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando o benchmarking.
Em outras palavras, é um processo de comparação conduzido por uma organização ou área em relação a outra que seja tida como referência.
O benchmarking deve ser percebido como algo sistemático, que envolve toda a organização, e não isolado. Ele é também um processo gerencial, à medida que ele serve para que os tomadores de decisão na empresa guiem o seu pensamento.
-
Ao analisar outras organizações concorrentes (Benchmarking),consegue se avaliar que eles são bons pq possui certos tipos de comportamento e evitam outros. Os comportamentos evitados podem ser uma ameaça para a própria empresa. Dá mesma forma as melhores práticas de uma empresa, podem sugestionar uma grande oportunidade para a organização analisadora.
-
impossivel pensar o que o cespe pensa...
-
CORRETA!
O Benchmarking é um processo importante para que a empresa possa identificar alguma atividade ou processo que outra organização esteja executando de uma maneira mais eficiente e adaptar esta eventual melhor prática para sua própria empresa.
Prof. Rodrigo Rennó
-
BENCHMARKING É O PROCESSO CONTÍNUO E SISTEMÁTICO DE COMPARAÇÃO DE MÉTODOS E PRÁTICAS DE TRABALHO DE DETERMINADA ORGANIZAÇÃO AOS DE OUTRAS ORGANIZAÇÕES, NO INTUITO DE IDENTIFICAR FATORES QUE CONDUZAM A UM DESEMPENHO SUPERIOR.
OU SEJA, COPIAR E FAZER MELHOR. PORÉM, ANTES DE SAIR COPIANTO A DEUS DARÁ, O ADMINISTRADOR FAZ A ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DO AMBIENTE PARA VER SE REALMENTE VALE A PENA IMPLANTAR E ATÉ MESMO PARA SUPERAR O DESEMPENHO DA OUTRA ORGANIZAÇÃO, OU SEJA, A ANÁLISE PODE LHE DAR UMA VISÃO DE MELHORIA.
GABARITO CERTO
Mutíssimo inteligente essa questão. Palmas para esse examinador!
-
Ainda avalio estar errado este gabarito.
1) benchmarking não é uma tecnologia, é uma ferramenta da qualidade.
2) benchmarking não faz análise de ambiente. É uma ferramenta que visa a comparar processos similares objetivando sua melhoria.
3) benchmarking não é necessariamente uma comparação de processos entre empresas, também existe o benchmarking interno, que consiste em comparar as operações da empresa com as de um departamento interno da própria empresa ou de outras empresas do mesmo grupo.
-
Errei por entender que seria Analise SWOT !!! A Cespe e suas novidades !!
-
"tecnologia de benchmarking" foi forte!