-
A utilização desse sistema permite diminuição significativa no custo total da obra. Bem utilizado, o sistema pode baratear a construção em média 30%, em relação ao sistema convencional de estrutura em concreto armado, conforme ilustra as diversas fotos dessa página e a lista de vantagens do sistema mais adiante.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ALVENARIA ESTRUTURAL
Principais vantagens:
Execução simplificadas, proporciona maior rapidez à construção;
Não necessita de formas para vigas e pilares
Redução de mão-de-obra e tipos de materiais
Facilidade de projeto, detalhamento e supervisão da obra
Técnica de execução simplificada
Eliminação de rasgos para embutir instalações
Redução do resserviço e do retorno ao imóvel para corrigir falhas
Redução de espessuras de revestimentos
Resistência ao fogo, bom isolamento térmico e acústico
Durável, exige pouca manutenção
Racionalização da execução das obras e maior velocidade
Redução de quebras, desperdícios e entulho na obra
Os blocos de concreto podem ser produzidos em resistências variadas
Possuem vazados de grandes dimensões que permitem a passagem de tubulação elétrica e, em alguns casos, sanitárias.
Principais desvantagens:
Exige controle de qualidade eficiente tanto dos materiais empregados como do componente alvenaria.
Mão de obra qualificada e bem treinada e uma constante fiscalização são imprescindíveis.
O usuário não tem a mesma flexibilidade para remover paredes a fim de se aumentar um determinado ambiente, como no caso de uma estrutura convencional.
- Dificuldade de imporvisações;
- Limitação de grandes vãos e balanços;
A alvenaria estrutural, exige maior esforço quanto a
Elaboração e estudo do projeto;
Cuidado com materiais;
Treinamento e supervisão da mão de obra;
Organização e planejamento na obra;
Cuidados na alvenaria estrutural
Os andaimes devem ter dimensões adequadas ao tamnhos dos cômodos a fim de facilitar a movimentação dos operários;
As instalações hidráulicas devem ficar acessíveis e nunca chumbadas dentro das paredes;
Na obra, em caso de chuva, as paredes que acabaram de ser assentadas (levantadas) devem ser protegidas com lonas plásticas;
Jamais faça reformas ou reparos sem antes estudar o projeto do local.
-
Se a alvenaria estrutural gera melhoria quanto à interferência com instalações prediais, um vez que não tem que ser "rasgadas" as alvenarias, porque a resposta é a letra "b"?
-
Acredito que o fato de não rasgar a alvenaria é mais uma desvantagem do que vantagem. Uma vez que ocorram problemas ou falhas de projeto e\ou execução será necessário um processo mais complexo, já que a alvenaria estrutural "não pode" ser quebrada na teoria após a construção.
Não concordo com a "C", é muito relativo dizer que a quantidade de revestimentos utilizados é menor. O fato de não ter vigas e pilares acarreta em maior uso de revestimento em uma estrutura de alvenaria estrutural do que o uso de concreto armado aparente por exemplo.
-
PARA MIM A RESPOSTA É A LETRA D. TENTA SÓ INSERIR UMA JANELA NÃO PREVISTA NO PROJETO NUMA OBRA COM ALVENARIA ESTRUTURAL PARA VER NO QUE DÁ...
-
Resolvendo questões de engenharia da FCC o engenheiro mais desaprende do que exercita conhecimento, numa sequência de 30 questões essa já é a 10ª que encontro com resposta divergente da prática de engenharia construtiva.
-
A questão é esquisita mesmo, mas acho que entendi o raciocínio da banca. Ela quer uma desvantagem e quando se trabalha com alvenaria estrutural não se pode quebrar a mesma, logo existe interferência nas instalações que devem ser feitas antes da concretagem; porém isso limita a flexibilidade (também há menor flexibilidade para alterações posteriores de projeto) tornando a alternativa D correta também.
-
O X dessa questão está no fato de se entender que todas as alternativas podem ser consideradas vantagens da alvenaria estrutural e de se entender que a vantagem de um sistema nem sempre é exclusiva ou significado de ser a melhor opção. Vantagem tem a ver com promoção de melhoria no sistema usado. Por isso, nao resta alternativa para a resposta que não seja a LETRA B. A Interferência com as Instalações Prediais não é apenas no âmbito de recortes que exigirão análise do projetista, está também no fato haver a necessidade de planejamento de produção ou compra e projeto. Além de não de obra treinada para evitar a colcha de retalhos.