SóProvas


ID
927613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Considerando que se pretenda implantar, em uma organização,
um sistema de gestão de desempenho, julgue os itens a seguir
quanto às premissas que devem embasar esse processo.

O modelo de gestão de desempenho deve ser definido com a participação restrita das chefias da organização.

Alternativas
Comentários
  • Errado   A avaliação deve ser contínua por todos e pelo gestor.
  • A avaliação de desempenho tem como meta diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, com o objetivo final de melhorar o próprio desempenho das pessoas e da organização.
    A avaliação é um excelente meio para se localizar problemas de: supervisão, gerência, integração, adequação aos cargos, falta de conhecimentos etc.
    O resultado gera vantagens para o próprio avaliado – que conhece seu desempenho no trabalho – e gera, também, subsídios a diversas decisões administrativas, tais como: salário, bonificações, promoções, punições, necessidades de capacitação, planejamento da carreira etc.
  • ACERTEI A QUESTÃO PELA INSERÇÃO DA PALAVRA "RESTRITA", MAS VALE A PENA QUESTIONAR:

    FUNCIONÁRIO ESCOLHE  O MODELO DE GESTÃO QUE QUER SER SUBMETIDO? SABEMOS QUE NÃO.
    O FUNCIONÁRIO PARTICIPA E AI SIM TROCA FEEDBACK. APÓS A APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS É QUE OCORRE A TROCA ENTRE AS PESSOAS.

    NÃO ENCONTREI EM NENHUM LOCAL QUEM DEFINE O MODELO DE GESTÃO DE DESEMPENHO. 
    ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR?
  • Conforme assinala Lucela (1992), a gestão do desempenho abrange cinco fases:

    1.      Negociação do desempenhoA chefia e o subordinado, juntos, vão negociar o desempenho esperado. Definir o desempenho esperado significa especificar as atribuições/projetos/atividades/tarefas que compõem o campo de responsabilidade profissional do empregado. Mas é preciso definir para cada tarefa padrões de desempenho, ou seja, o quanto é esperado, qual o nível de qualidade desejado e quais os prazos para apresentar resultados.


    2.      Análise da capacitação profissional – Uma condição básica para a realização do trabalho é a qualificação profissional do empregado. Não é possível exigir de alguém alguma coisa para a qual não está habilitado.


    3.      Acompanhamento do desempenho – O acompanhamento do desempenho é operacionalizado através de reuniões periódicas entre chefia e subordinado, para analisar o andamento dos trabalhos e os resultados, parciais ou finais, obtidos. É o feedback contínuo.


    4.      Avaliação do desempenho – Esta fase será uma conclusão de todo o processo que se desenvolveu durante o ciclo determinado para o seu funcionamento. Não haverá expectativas, nem surpresas, pois o desempenho registrado já é conhecido e foi amplamente discutido.


    5.      Comprometimento – O comprometimento é o resultado da aprovação, da aceitação e do empenho em adotar algo que se julgou necessário e construtivo.

  • ERRADO

     

    Objetivos e metas devem ser definidos de modo compartilhado entre a liderança e os liderados.