SóProvas


ID
92827
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Objetivando fortalecer a solidez do sistema financeiro, o Banco Central do Brasil estabeleceu diversas normas relativas ao risco das operações de crédito. Sobre esses riscos analise as afirmações abaixo:
I. o risco de crédito está associado à necessidade de se avaliar a capacidade de endividamento dos tomadores;
II. o movimento nos preços de mercado dos ativos financeiros nacionais e internacionais expõe os bancos ao risco de mercado;
III. o risco de liquidez em um banco decorre da sua incapacidade de promover reduções em seu passivo ou financiar acréscimos em seus ativos;
IV. as modalidades mais relevantes de risco operacional envolvem o colapso de controles internos e do domínio corporativo.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • muito difícil essa questão! Vc tem que dominar todo o assunto...
  • Os elementos de crédito consiste em:Fatores internos: responsáveis internamente pela má decisão de conceder créditoFatores externos: são ligados à questões de mercado como o ambiente econômico, financeiro, social e político de determinada região ou país.Os requisitos do crédito são os conhecidos 5 C´s:Caráter: o histórico do clienteCapacidade: Habilidade ou meios existentes do devedor quitar sua possível dívida;Condições: Fatore mercadológicos atuais.Capital: PJ, análise do DRE (demotração do resultado de exercício) e o DOAR ( Demostração das origens e aplicações de recursos)Capital de Giro: trata as questões de como a entidade gerencia seu capital de giro.Os riscos da atividade bancária que a questão diz de forma exata e clara. Todas as afirmativas estão corretas, pois são os riscos de crédito, mercado, operacional, sistêmico e de liquidez. OBS.: o risco sistêmico decorre das relações das instituições do SFN.
  • Risco de Crédito a possibilidade de perdas resultantes pelo não recebimento de valores contratados junto a clientes em decorrência da incapacidade econômico-financeira destes mesmos clientes. Esta definição inclui todas as operações que concede ou se compromete a conceder financiamento sob suas mais diversas formas, incluindo empréstimos, repasses, adiantamentos, compromisso de empréstimos, garantias, cartas de crédito e operações de derivativos (futuros, swaps, forwards e opções) nas quais o cliente ou contraparte podem vir a se tornar devedores.

     

    Risco de mercado é definido como a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições ativas e passivas detidas pelas instituições financeiras que compõem o conglomerado financeiro  O risco de mercado inclui os riscos das operações sujeitas à variação cambial, taxa de juros, preços das ações e dos preços de mercadorias (commodities).

     

    risco de liquidez:

    Possibilidade de uma sociedade não cumprir os seus compromissos de pagamento no curto prazo.

     

    O Risco Operacional trata da possibilidade de perdas ou impactos causados por sistemas de informação, controles inadequados ou insuficientes, falhas no gerenciamento ou erros humanos.

  • Creio que esse item III não está mais correto,no site do BACEN tirei isto sobre "risco de liquidez":

    Risco de a instituição tornar-se incapaz de honrar suas obrigações ou de garantir condições para que sejam honradas. Pode ser separado em dois tipos: risco de liquidez de financiamento, que se refere à capacidade de ajustar desequilíbrios no fluxo de caixa por meio de NOVAS CAPTAÇÕES DE RECURSOS e risco de liquidez de mercado, que se refere à capacidade de liquidação de posições abertas em tempo hábil, na quantidade suficiente e a preço justo.