SóProvas


ID
928606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a sistemas de gerenciamento de banco de dados
(SGBDs), julgue os itens 79 a 84.

A desnormalização é uma ação que pode ser executada no ajuste (tuning) do projeto de um banco de dados, sendo utilizada para minimizar redundâncias nos dados e anomalias nas atualizações. Ao se desnormalizar uma tabela na 1FN, essa tabela migra para a 2FN ou 3FN.

Alternativas
Comentários
  • O correto seria  "normalização é uma ação que pode ser executada no ajuste (tuning) do projeto de um banco de dados, sendo utilizada para minimizar redundâncias nos dados e anomalias nas atualizações. Ao se normalizar uma tabela na 1FN, essa tabela migra para a 2FN ou 3FN."

    Bons estudos
  • Não, salvio, o correto é desnormalização mesmo. Ela existe e é usada para otimizar o desempenho de consultas em bancos de dados (tuning). O erro é afirmar que ela minimiza as redundâncias e anomalias nas atualizações. Normalização não é usada em tuning.



  • Normalização : Minimizar redundâncias.
    Desrnormalização: Maximizar redundâncias.

    GAB: ERRADO
  • Além disto: Ao se desnormalizar uma tabela na 1FN, essa tabela NÂO migra para a 2FN ou 3FN.
  • Gabarito Errado

    desnormalização é o processo de tentar otimizar o desempenho de leitura (ou consultas) de um banco de dados, adicionando dados redundantes. Em alguns casos, desnormalização ajuda a encobrir as ineficiências inerentes a banco de dados relacionais. Pois a normalização de dados impõe uma carga pesada sobre o armazenamento físico dos dados, mesmo se for bem ajustado para alto desempenho.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A normalização é que é o processo que minimiza redundâncias, enquanto que a desnormalização é o processo inverso. Um modelo desnormalizado é mais simples e pode melhorar o tempo de resposta das consultas, ao custo da presença de mais redundâncias no sistema. Além disso, se estamos desnormalizando um banco de dados, estamos trazendo de uma forma normal mais rigorosa para uma mais relaxada (3FN para 2FN ou 1FN, por exemplo).

    Gabarito: E

  • Na normalização eu aumento o número de tabelas para evitar anomalias e redundância.

    Na desnormalização eu diminuo o número de tabelas melhorar o desempenho das consultas. Em contrapartida, eu maximo as chances de redundância.

    O uso vai depender da necessidade.

  • Normalização: Minimizar redundâncias.

    Desnormalização: Maximizar redundâncias/anomalias.

    Ao desnormalizar uma tabela na 1FN, essa tabela deixa também de estar na 2FN ou 3FN. 

  • A desnormalização é uma ação que pode ser executada no ajuste (tuning) do projeto de um banco de dados, sendo utilizada para maximizar a redundâncias nos dados 

  • ERRADO

    Quem minimiza redundâncias e anomalias é a NORMALIZAÇÃO