SóProvas


ID
928624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Quanto à segurança da informação, julgue os itens de 89 a 95.

Algoritmos criptográficos simétricos e assimétricos podem ser combinados de modo que as vantagens de cada um deles sejam aproveitadas. Por exemplo, um algoritmo simétrico pode ser usado para cifrar mensagens trocadas, e um assimétrico, para distribuir a chave usada pelo algoritmo simétrico. Nesse caso, se A deseja enviar uma mensagem para B, A deve realizar as seguintes operações: gerar uma chave C1, usando o algoritmo simétrico e C1 para cifrar a mensagem; cifrar C1 usando o algoritmo assimétrico e a chave pública de B para cifrar C1; enviar para B a mensagem cifrada e C1 cifrada.

Alternativas
Comentários
  • Julguei errado, pois fiquei confuso no "cifrar C1 usando o algoritmo assimétrico e a chave pública de B" Entendi que ele usa o algoritmo simétrico + a chave pública. O correto seria usar apenas a chave pública de B, certo? Então B usaria sua chave privada pra descobrir a C1.
  • A descrição está bem ruim mesmo, talvez tenha havido um erro na transcrição da prova pro site porque não faz sentido sintaticamente. Mesmo assim, com alguma paciência, dá pra entender que o procedimento vai funcionar, já que:
    1. Crio a chave C1
    2. Escrevo uma mensagem e cifro com C1
    3. Cifro C1 usando Bpub (chave pública de B)
    4. Envio tudo (mensagem + C1) pra B.
    Pra abrir a mensagem (2), terei que saber a chave C1. Só que C1 foi cifrada com Bpub, ou seja, só será decifrada por B, que é quem possui Bpri (chave privada de B). Assim, mesmo que o procedimento não seja exatamente igual aos propostos pelos procotolos SSL ou TLS, vai funcionar.
    Resposta: CERTO.
  • A questão está um pouco confusa mas usa somente os conceitos de criptografia. Para cifrar/descifrar algo são necessários, chave, algoritmo de criptografia e texto a ser cifrado/decifrado. As entradas para uma criptografia são: a chave, a função de criptografia e o texto claro, e a saída seria o texto cifrado. Para a decriptografia as entradas são: a chave, a função de decriptografia e o texto cifrado, e a saída seria o texto claro.
  • A questão é praticamente de português, e não de informática.
    Fica bem complicado para quem não domina o assunto de criptografia.