SóProvas


ID
9289
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere que uma organização adote uma política de segurança da informação que, para manter cópias de segurança, combine backups normais e incrementais. Após um incidente que implique a necessidade de utilização dos backups para recuperação de dados, será preciso ter

Alternativas
Comentários
  • BACKUP

    *Normal: copia todos os dados e marca os arquivos.
    *Diário: copia todos os arquivos modificados ou criado NO DIA!(não marca)
    *Incremental: copia todos os arquivos criados ou modificados após o backup normal(marca).
  • No Windows 2000, contamos com 5 tipos de backup. Alguns tipos de backups utilizam marcadores, ou seja, atributos. Esses marcadores dizem se o arquivo foi alterado ou não, ou seja, todas as vezes que um arquivo é alterado, um marcador é adicionado ao arquivo, o que indica que foi alterado desde o último backup. Quando fazemos o backup do arquivo, esse marcador é retirado ou não. Vejamos os tipos de backup:

    * Normal : limpa os marcadores. Faz o backup de arquivos e pastas selecionados. Agiliza o processo de restauração, pois somente um backup será restaurado.
    * Cópia : não limpa os marcadores. Faz o backup de arquivos e pastas selecionados.
    * Diferencial : não limpa os marcadores. Faz o backup somente de arquivos e pastas selecionados que foram alterados após o ultimo backup.
    * Incremental : limpa os marcadores. Faz o backup somente de arquivos e pastas selecionados que foram alterados após o ultimo backup.
    * Diário : não limpa os marcadores. Faz o backup de arquivos e pastas selecionados que foram alterados durante o dia.

    Devemos ter uma estratégia de backup eficiente. Nessa estratégia, podemos combinar vários tipos de backup. Vamos a um exemplo:



    Às segundas-feiras fazemos o backup normal, e de terça-feira à sexta-feira fazemos o backup incremental. O backup incremental limpa os marcadores, isso significa que cada backup incremental conterá somente os dados que foram alterados desde o último backup. Caso os dados sejam corrompidos na quinta-feira à noite, deveremos restaurar o backup normal de segunda-feira e todos os backups incremental de terça à quinta-feira. Com essa estratégia de backup, o período de tempo do backup é menor do que o tempo de restauração.




    Maiores informações no site:

    http://www.juliobattisti.com.br/fabiano/artigos/recuperacaodados.asp
  • Assinalei a alternativa A(nas estatísticas, a 2ª mais respondida), confundindo, como muitos, o backup incremental e o diferencial.

    O diferencial é aquele que realiza o backup de tudo desde o backup normal, todos os dias, até o próximo backup normal. Com isso, se a estratégia fosse NORMAL + DIFERENCIAL, bastaria o backup normal e apenas o ÚLTIMO diferencial(como na alternativa A, com a devida correção) para se recuperar o sistema após um problema.

    Como se trata de estratégia com o Incremental, necessita-se do último Normal com todos os incrementais posteriores até a véspera do problema(que é a alternativa C).

    só uma observação: É um erro muito comum, e é onde mora o perigo, achar que um arquivo marcado como copiado é a mesma coisa que dizer que um ATRIBUTO DE ARQUIVAMENTO foi marcado: são expressões diametralmente opostas.

    Quando se diz que o backup normal faz com que os arquivos sejam marcados, diz-se, em outras palavras, que o ATRIBUTO DE ARQUIVAMENTO é desmarcado: ou seja, se realizado um backup incremental no dia seguinte ao do normal, este o fará somente dos arquivos alterados ou introduzidos após o backup normal(ou, após o último incremental, se for o caso), que são aqueles que não estão ainda marcados.

    Em resumo, marcado como copiado é aquele que já passou pelo processo de backup e não foi alterado posteriormente (alternativamente: os arquivos que são introduzidos ou modificados posteriormente ao backup normal ou incremental têm seu ATRIBUTO DE ARQUIVAMENTO marcado - o que significa que deverão ser backupeados no processo seguinte).
  • BACKUP NORMAL -  COPIA TUDO E MARCA OS ARQUIVOS (DESCARMA O ATRIBULO DO ARQUIVO)
    BACKUP INCREMENTAL - COPIA APENAS OS ARQUIVOS INCLUIDOS E ALTERADOS  MARCA OS ARQUIVOS - (DESMARCA O ATRIBULO DO ARQUIVO) NÃO ACUMULATIVO
    BACKUP DIÁRIO - COPIA TUDO NUMA DATA ESTABELECIDA NÃO NECESSARIAMENTE TERÁ QUE SER O DIA DE HOJE. ( NÃO MARCA)
    BACUP DIFERENCIAL - COPIA APENAS OS ARQUIVOS INCLUIDOS E ALTERAODS (NÃO MARCA) ACUMULATIVO
    BACKUP DE CÓPIA - COPIA TUDO E NÃO MARCA NADA ( DEIXA TUDO COMO ESTÁ)


  • Por exemplo: Tivemos um problema no pc na quinta-feira de madruga.

     

    Ultimo dia de backup normal: domingo.

    seg/terca/quarta/: foram feitos so os incrementais.

    Na quinta de madruga deu um problema no pc: Preciso do último back up normal + os conjuntos dos back ups incrementais..

     

    Se eu estiver errado, por favor, me avisem.

  • A palavra chave na letra C,SERIA ÚLTIMO BACKUP NORMAL

  • Gab. C

    Backup normal - Copia todos os arquivos, independente do atributo de marcação.

    Backup incremental- Copia apenas os arquivos criados e alterados desde o último backup, apenas os com atributo de marcação.

    No caso em questão, como foi usado o Normal e Incremental será necessário restaurar o ultimo normal e todos os incrementais.