SóProvas


ID
929620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças infecciosas e parasitárias podem estar relacionadas ao
trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho deve conhecer a
etiologia, o modo de transmissão, as atividades laborais de maior
risco, assim como as medidas adotadas no controle dessas
doenças. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Em caso de confirmação de dengue relacionada ao trabalho, deve-se informar o trabalhador, examinar os expostos, notificar o caso, emitir a CAT e orientar o empregador para controlar e(ou) eliminar os fatores de risco.

Alternativas
Comentários
  • dengue relacionada ao trabalho !!

     

  • O dengue pode ser considerado como doença relacionada ao trabalho, do Grupo II da Classificação de Schilling, uma vez que as circunstâncias ocupacionais da exposição aos mosquitos vetores (Aedes) e/ou aos agentes infecciosos (Flavivírus) podem ser consideradas como fatores de risco, no conjunto de fatores associados com a etiologia desta doença infecciosa. O dengue relacionado ao trabalho tem sido descrito em trabalhadores que exercem atividades em zonas endêmicas, em trabalhos de saúde pública e em laboratórios de pesquisa, entre outras atividades em que a exposição ocupacional pode ser identificada. Em caso suspeito ou confirmada a relação da doença com o trabalho, deve-se: - informar ao trabalhador; - examinar os expostos, visando a identificar outros casos; - notificar o caso; - providenciar a emissão da CAT, caso o trabalhador seja segurado pelo SAT da Previdência Social; - orientar o empregador para que adote os recursos técnicos e gerenciais adequados para eliminação ou controle dos fatores de risco. Resposta CERTO Bibliografia Ministério da Saúde do Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde/ Ministério da Saúde do Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil; organizado por Elizabeth Costa Dias ; colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. – Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001.
  • Empregador para controlar !!!

     

  • GABARITO: CERTO

    COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    O dengue pode ser considerado como doença relacionada ao trabalho, do Grupo II da Classificação de Schilling, uma vez que as circunstâncias ocupacionais da exposição aos mosquitos vetores (Aedes) e/ou aos agentes infecciosos (Flavivírus) podem ser consideradas como fatores de risco, no conjunto de fatores associados com a etiologia desta doença infecciosa. O dengue relacionado ao trabalho tem sido descrito em trabalhadores que exercem atividades em zonas endêmicas, em trabalhos de saúde pública e em laboratórios de pesquisa, entre outras atividades em que a exposição ocupacional pode ser identificada. Em caso suspeito ou confirmada a relação da doença com o trabalho, deve-se: - informar ao trabalhador; - examinar os expostos, visando a identificar outros casos; - notificar o caso; - providenciar a emissão da CAT, caso o trabalhador seja segurado pelo SAT da Previdência Social; - orientar o empregador para que adote os recursos técnicos e gerenciais adequados para eliminação ou controle dos fatores de risco.

    FONTE: Anita Salvadori Randi, Enfermeira Judiciária - TJSP, Mestre em Enfermagem - UNICAMP, de Segurança e Saúde no Trabalho, Enfermagem