SóProvas


ID
929959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, a respeito dos conceitos de gêneros
jornalísticos.

Nariz de cera é um lide do gênero literário.

Alternativas
Comentários
  • Nariz-de-cera - Parágrafo introdutório que retarda a entrada no assunto específico do texto. É sinal de prolixidade incompatível com jornalismo.

    Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_producao_n.htm
  • "Parágrafo introdutório em um texto que retarda a abordagem do assunto enfocado e tende à prolixidade. É o oposto do lead (lide) e totalmente desnecessário".

    Fonte: 
    http://dicionariodejornalismo.blogspot.com.br/2010/09/nariz-de-cera.html

  • NARIZ DE CERA (jornalismo) 

    • Forma tradicional de introduzir uma notícia, reportagem etc. O nariz de cera vigorava na linguagem jornalística antes do surgimento do lide. Consistia num preâmbulo muitas vezes desnecessário, longo e vago, composto em medida menor do que a medida normal da coluna ou página.
    Fonte: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br
  • Não! Nariz de cera é o mesmo que encher linguiça. Vc fica enrolando na escrita do texto, como se fosse algo só pra ocupar aquele espaço determinado para a matéria.

  • O nariz de cera é o que o jornalista não deve fazer. Não tem relação com o gênero literário. Como disse a colega, é encher linguiça e incomoda quem lê. Ao produzir notícias, o jornalista deve reconhecer as informações que não ajudam na compreensão da informação e aniquilá-las sem pena.