SóProvas


ID
931450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes ao desenvolvimento de um sistema embasado em uma arquitetura orientada a serviços.

A API JMS é usada para a construção de sistemas de mensageria na plataforma JEE, sendo algumas de suas características relevantes a assincronia das mensagens, a arquitetura peer-to-peer e o suporte ao estilo de mensageria publish-subscribe.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito registrado no QC até 23/02/2019: Errado.

    A questão constante no arquivo da prova fornecido pelo QC: Questão 98 tem como gabarito CERTO.

    Não erro na questão, então a resposta deve ser CERTO.

    Todas as afirmativas estão corretas:

    A API JMS é usada para a construção de sistemas de mensageria na plataforma JEE

    Características relevantes a assincronia das mensagens

    A arquitetura peer-to-peer e o suporte ao estilo de mensageria publish-subscribe.

    A única coisa errada na questão é a informação do QC em dizer que está errada.

  • Certo.

    JMS (Java MessageService) permite que componentes baseados em JavaEE criem, enviem, recebam e leiam mensagens. Viabiliza comunicação assíncrona, segura e fracamente acoplada entre componentes de uma aplicação distribuída.

    O Modelo Point-to-Point

    O modelo Point-to-Point (PTP) de troca de mensagens é baseado no conceito de filas, no qual cada mensagem é enviada por um produtor a uma fila específica, onde ela fica até que seja posteriormente entregue a um consumidor ou até que expire.

    Este modelo garante que uma mensagem seja entregue a um único destinatário (relação “um para um” entre produtor e consumidor). Portanto, mesmo que a fila tenha mais de um consumidor ativo, apenas um receberá cada mensagem.

    Neste modelo a mensagem é entregue ao consumidor mesmo que este não esteja ativo no momento do envio da mensagem. É esta característica que garante o comportamento assíncrono em uma troca de mensagens.

    O Modelo Publish/Subscribe

    O modelo Publish/Subscribe (Pub/Sub) de troca de mensagens é baseado no conceito de tópicos, no qual as mensagens são publicadas pelo produtor em um tópico e são entregues automaticamente a todos os consumidores que assinaram o tópico para recebimento de mensagens.

    Portanto, ao contrário do modelo PTP, este modelo permite que uma mesma mensagem seja entregue a vários consumidores (relação “um para muitos” entre produtor e consumidor)

    A garantia de entrega das mensagens aos consumidores dependerá do tipo de assinatura que fazem ao tópico, que pode ser durável ou não. Consumidores com uma assinatura durável têm a garantia de receber até mesmo as mensagens enviadas ao tópico durante um período em que estiveram inativos.

    Já consumidores com assinaturas não duráveis somente recebem as mensagens enviadas ao tópico enquanto estiverem ativos.

    https://www.devmedia.com.br/jms-api-como-desenvolver-sistemas-baseados-em-mensageria/30073

  • O que é Java Message Service (API JMS)? é uma API que permite a comunicação distribuída de aplicações Java de forma assícrona, através de middlewares orientados a mensagens (MOM).

    Fonte: Fernando Nishimura Informática.

    GABARITO: CERTO.