SóProvas


ID
933250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em relação à segurança da informação, julgue os seguintes itens.

Em uma rede de comunicação, um sistema de detecção de intrusos monitora os cabeçalhos e o campo de dados dos pacotes, a fim de detectar possíveis invasores no sistema, além de acessos que podem prejudicar o desempenho da rede. Esse processo não fica prejudicado com a implantação de criptografia, via SSL, IPSec, entre outras, como elemento de segurança nas transmissões de dados.

Alternativas
Comentários
  • Prejudica sim. Nesse caso, seria necessário fazer interceptação dos dados criptografados (“man in the middle não malicioso”).
  • Assertiva ERRADA.

    .

    .

    Se você implementar algum tipo de criptografia ponta-a-ponta, o IDS fica impossibilitado de analisar o conteúdo e cabeçalho dos pacotes para determinar se são maliciosos ou não. Por isso que a questão está errada.

    .

    Há, no entanto, uma ressalva: o HIDS (IDS baseado em Host). Eles têm a capacidade de analisar o tráfego criptografado, uma vez que ficam instalados nos hosts finais muitas vezes.

  • Para analisar pacotes e detectar possíveis ataques, é necessário que eles não

    estejam criptografados, logo o processo fica prejudicado.

    Gabarito: Errado.

  • ERRADO

    Segundo o Cespe :

    ( CESPE - 2013 - INPI )

    Um sistema de detecção de intrusão tem a função de identificar se determinado tráfego entre dois servidores ocorre sem criptografia, e é capaz de utilizar mecanismos para criptografar esse tráfego com SSL.Errado!

    ( CESPE - 2013 - Polícia Federal)

    O uso de criptografia SSL (Secure Socket Layer) como item de segurança nas transmissões de dados via Internet dificulta o monitoramento realizado por sistemas de detecção de intrusos (IDS) de redes. Uma solução para esse problema é o uso de proxies reversos, que permite retirar o processo de criptografia do servidor web e, consequentemente, possibilita ao IDS o monitoramento do tráfego.Certo!

    Proxy reverso :

    Criptografia SSL otimizada:

    Criptografar e decodificar pedidos SSL/TLS para cada cliente pode ser altamente tributário para o servidor de origem. Um proxy reverso pode assumir esta tarefa para liberar os recursos do servidor de origem para outras tarefas importantes, como servir conteúdo.

    Outra vantagem de descarregar a criptografia e descriptografia SSL/TSL é reduzir a latência para clientes que estão geograficamente distantes do servidor de origem.

  • De fato fica prejudicado, mas, nesse caso, pode-se utilizar um proxy reverso para conter tal empecilho.