SóProvas


ID
933442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação às políticas de seguridade, à Política Nacional do Idoso,
ao Estatuto do Idoso e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB), julgue os próximos itens.

A assistência social não pode ser entendida como uma política exclusiva de proteção social, uma vez que deve articular seus serviços e benefícios aos direitos assegurados pelas demais políticas sociais.

Alternativas
Comentários
  •  a Assistência Social não pode ser entendida como uma política exclusiva de proteção social, mas se deve articular seus serviços e benefícios aos direitos assegurados pelas demais políticas sociais, a fim de estabelecer, no âmbito da Seguridade Social, um amplo sistema de proteção social². 

    http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Finalgrafica.pdf

  • A Assistência Social não é, na verdade, meramente assistencialista, porque não se destina apenas a dar socorro provisório e momentâneo ao necessitado.

    O que pretende a Constituição é que a Assistência Social seja um fator de transformação social. Deve promover a integração
    e a inclusão do assistido na vida comunitária, fazer com que, a partir do recebimento das prestações assistenciais, seja “menos desigual” e possa exercer atividades que lhe garantam a subsistência.

     

    Lei 8742

    Art. 4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios:

         (...)

            II - universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;

     

  • CERTA.

    Verdade, a Assistência Social não é somente para proteção social básica ou especial, mas também é integrada às políticas de Saúde e Previdência Social para elevar o patamar mínimo de atendimento aos cidadãos.

  • É só lembrar da universalização