SóProvas


ID
933499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere a instrumentalidade no âmbito da intervenção
profissional do assistente social nos diferentes campos sócio-
ocupacionais, julgue o item seguinte.

A intervenção de rede considera as redes primárias a que o sujeito pertence como recursos, e as redes secundárias como capital social, com o qual o sujeito pode contar para enfrentar os desafios.

Alternativas
Comentários
  • As redes sociais são construídas a partir das relações sociais. Considera-se rede social primária aquela que dá caráter de pertencimento ao sujeito e aquelas com as quais se tem o primeiro contato, formada assim pela família, pela comunidade. Já a rede social secundária são aquelas as quais os sujeitos podem recorrer em caso de necessidade, como as instituições públicas que oferecem serviços sociais, programas e projetos, e também as instituições filantrópicas pautadas em conceitos de ajuda mútua e solidariedade.


    RESPOSTA: CERTO
  • As redes sociais são formas de relações sociais. Suas características e elementos distintivos as dividem em duas grandes categorias: as redes primárias e as redes secundárias formais e informais.

    As redes primárias são constituídas por laços de família, parentescos, vizinhança e trabalho, em seu conjunto, formam uma trama de relações de confere ao sujeito identidade e sentido de pertencer.

    As redes secundárias são constituídas por laços que se estabelecem entre as instituições, organizações de mercado e do terceiro setor, existem também as redes secundárias constituídas por pessoas que visam a resposta a uma necessidade imediata.
    http://redessociais-fan.blogspot.com.br/2011/06/tipos-de-redes-secundarias.html

  • Quais oa autores que fazem referência a esse conceito de Redes Sociais?

     

  • questão CORRETA.

  • Na perspectiva sociológica da política social baseada no cuidado comunitário (e não somente na perspectiva econômica), as famílias e as redes informais da comunidade devem ser consideradas não apenas destinatárias da atenção à saúde, mas também sujeitos ativos que podem contribuir, com recursos próprios, para o processo de produção da saúde. A idéia básica do "cuidado comunitário" é a co-responsabilização e a participação da comunidade local em relação aos problemas sociais e de saúde.