-
Na criptografia assimétrica ou simplesmente criptografia de chaves públicas, as entidades envolvidas possuem duas chaves, uma privada e uma pública. Quando a intenção é fazer uso da confidencialidade (sigilo), o emissor/remetente precisa conhecer a chave pública do destinatário/receptor, e, nesse caso, o emissor/remetente criptografa a mensagem utilizando a chave pública do destinatário/receptor, e, para descriptografar a mensagem, o destinatário utiliza sua própria chave privada. Quando se quer atestar a autenticidade, o emissor/remetente precisa assinar o documento a ser transmitido. O remetente/emissor criptografa o documento utilizando sua chave privada, e disponibiliza sua chave pública ao destinatário/receptor.
Fonte: Prof. Patricia Quintão
-
Não entendi a questão. Interpretei assim, a criptografia transforma "o texto" que se pretende proteger.
O texto pode ser mudado?
-
A criptografia EMBARALHA "o texto" que se pretende proteger, assim sendo --> o documento se transforma
-
Concordo com Elvane, questão ambigua... dando impressão que vai alterar o texto.
-
Dica cespe : leu a questão, achou que está certa, marque, se pensar muito, erra !!!! Eu errei porque pensei demais !!!!
-
E engraçado porque realmente pensar demais ATRAPALHA.
-
Criptografia (confidencialidade) , codificação,
Simétrica: + simples - segura (1 chaves)
Assimétrica; + complexa - rápida (2 chaves)
-
Estudamos tanto, horas e mais horas focados em teorias, dicas e "decoreba" pra vir uma questão igual a essa que achei tão facil, mais tão facil que por sempre estar com um pe atraz com a banca me fez marcar a questão como errada.
quanto mais eu estudo, mais tenho certeza que sorte é fundamental para aprovação.
-
Concordo com o Darlan!
Sem sorte não se chupa nem um picolé!
-
kkkkkkk..... Eu, às vezes, divirto-me muito com essa galera que comenta. Pior que é verdade, pensar muito é sinônimo de possibilidade de um erro.
Bons estudos a todos!
-
Respondo aos colegas:
Ao vc abrir um documento criptografado, sem conhecer o método de criptografia e a palavra-chave utilizada, irá ver um monte de caracteres sem sentido. (Faça o texte ae! Pegue um arquivo .txt e criptografa ele; depois o abra). Por isto considerei que altera o texto realmente.
-
o Termo transformar me confundiu todo...
Não erro mais por causa dessa palavra.
-
DARLAN,
mas é normal que todo concurso tenha questões de todos os níveis de dificuldade, até a CESPE tem questões fáceis. Isso não significa que seu estudo não valeu à pena, há outros 119 itens na prova.
-
Confidencialidade - é a garantia de que a informação não será conhecida por quem não deve. O acesso às informações deve ser limitado, ou seja, somente as pessoas explicitamente autorizadas podem acessá-las. Prof. Patrícia Quintão.
Teoricamente só terá acesso às informações a pessoa que envia a mensagem (encripta o doc) e a pessoa que recebe/acessa (desencripta). Logo podemos afirmar que a criptografia auxilia na preservação da confidencialidade de um documento.
-
Gabarito. Correto.
TIPOS DE CRIPTOGRAFIA
CRIPTOGRAFIA DE CHAVE SIMÉTRICA
A criptografia de chave simétrica é também conhecida como criptografia de chave única, em que a mesma chave é usada tanto para codificar uma mensagem quanto para decifrá-la.
CRIPTOGRAFIA DE CHAVE ASSIMÉTRICA
Na criptografia de chaves assimétrica, ao invés de uma chave como na simétrica, são usadas duas chaves que são diferentes entre si. Elas são chamadas de Chaves Pública e a outra de Chave Privada, por conta da característica de cada uma.
-
Correta. A criptografia visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consigam decifrá-la. Assim, a criptografia garante a confidencialidade (privacidade) da informação.
-
"A criptografia, mecanismo de segurança auxiliar na preservação da confidencialidade de um documento, transforma, por meio de uma chave de codificação, o texto que se pretende proteger".
Minha dúvida: seria mesmo segurança AUXILIAR?!
Foi isso que me fez errar a questão.
Pensei que a criptografia fosse um mecanismo de segurança PRINCIPAL.
Gostaria da ajuda dos colegas e desde já obrigado!
-
Prezados,
Utilizando a criptografia podemos, utilizando uma chave, transformar um texto em claro em um texto cifrado, com isso atribuindo a confidencialidade a esse documento pois só quem possuir a chave poderá ver o texto em claro.
Portanto a questão está correta.
-
Marque errado pelo mesmo motivo da Cris Sampaio. Qual seria o mecanismo de segurança principal para preservação da confidencialidade? :(
-
Acredito que o termo "auxiliar" é no sentido de ser um serviço a parte, que não ativa automaticamente.
-
Essa não cai na minha prova =/
-
A Criptografia é uma ciência de escrever mensagens cifrados ou em código, sendo muito utilizada como mecanismo de segurança de informação, de modo a auxiliar na minimização dos riscos associados ao uso da Internet para troca de informação.
Gabarito: item correto.
Fonte: Patrícia Quintão, Ponto dos Concursos
-
GABARITO CERTO
CRIPTOGRAFIA: Processo matemático para embaralhar uma mensagem digital, tornando sua leitura incompreensível por pessoas que não possuam a chave (código) para desembaralhar a mensagem. A criptografia pode ser usada, atualmente, para manter os dados sigilosos (privacidade) e para garantir a identidade do remetente de uma mensagem (autenticidade). A criptografia é a “alma” dos processos de certificação digital e assinatura digital.
Criptografia ~> Garante CONFIDENCIALIDADE e INTEGRIDADE
bons estudos
-
Perfeito!
A Criptografia preserva a confidencialidade ao transformar uma mensagem por meio de uma chave de codificação.
-
Certo
Utilizando a criptografia podemos, utilizando uma chave, transformar um texto em claro em um texto cifrado, com isso atribuindo a confidencialidade a esse documento pois só quem possuir a chave poderá ver o texto em claro.
-
Questão
A criptografia, mecanismo de segurança auxiliar na preservação da confidencialidade de um documento, transforma, por meio de uma chave de codificação, o texto que se pretende protege
fundamento:
"A criptografia se baseia na aplicação de um algoritmo que costuma usar uma chave para transformar a estrutura e a composição das informações que pretende proteger, de modo que, caso seja interceptada por um terceiro, não será compreendida."
https://www.welivesecurity.com/br/2017/01/03/codificacao-ou-criptografia/
-
Minha contribuição.
Criptografia => É a técnica de tornar uma mensagem ininteligível.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
A criptografia, considerada como a ciência e a arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código, é um dos principais mecanismos de segurança que você pode usar para se proteger dos riscos associados ao uso da Internet.
-
✅Gabarito Certo.
A criptografia foi inventada com a intenção de que inimigos não soubessem o que estava escrito, para proteção, caso essa msg fosse interceptada pelos inimigos.
- A função da criptografia é deixar a informação segura e ilegível.
- A criptografia de chave simétrica é usada para garantir confidencialidade.
- Já a criptografia de chave assimétrica pode ser utilizada para garantir confidencialidade ou autenticidade.
Bons estudos!✌
-
A Chave do seu carro é uma Chave codificada, seu carro está seguro? Vai entender né.
-
CRIPT. SIMÉTRICA
✅ UMA CHAVE (1S)
✅ Conhecida também como CHAVE SECRETA
GARANTE:
➡️ CONFIDENCIALIDADE
CRIPT. ASSIMÉTRICA
✅ DUAS CHAVES (lembra dos 2SS)
✅Conhecida como CHAVE PÚBLICA
GARANTE:
➡️ CONFIDENCIALIDADE
➡️ INTEGRIDADE
➡️ AUTENTICIDADE
-
Gabarito: Certo. (✔)
CRIPTOGRAFIA
➥ É uma área da criptologia que estuda a prática, princípios e técnicas para comunicação segura na presença de terceiros, chamados "adversários". Mas geralmente, a criptografia refere-se à construção e análise de protocolos que impedem terceiros, ou o público, de lerem mensagens privadas.
➥ Em outras palavras, trata-se de um conjunto de regras que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consiga decifrá-la.
(CESPE, 2013) A criptografia, mecanismo de segurança auxiliar na preservação da confidencialidade de um documento, transforma, por meio de uma chave de codificação, o texto que se pretende proteger.(CERTO)
(CESPE, 2019) O objetivo da criptografia é transformar informações de forma que se tornem incompreensíveis para pessoas não autorizadas, garantindo-se, assim, a confidencialidade das informações.(CERTO)
---
O que se obtém com criptografia: NICA
• Não repúdio
• Integridade
• Confidencialidade
• Autenticidade
⇒ NÃO TEM DISPONIBILIDADE!
[...]
► Chave Simétrica (1chave) entre os pares de comunicação
- ex: AES, BLOWFISH, RC4, 3DES, IDEA
(CESPE, 2010) Na criptografia simétrica, a mesma chave é utilizada tanto para a cifração quanto para a decifração.(CERTO)
------
► Chave ASSimétrica (2chaves, uma pública e outra privada)
- ex: RSA, DSA, ECC, DIFFIE-HELLMAN
HTTPS -> criptografia assimétrica; usa chave pública e privada.
(CESPE, 2019) Na utilização de uma criptografia de chave assimétrica, utiliza-se duas chaves para realizar a criptografia, sendo uma privada e outra pública.(CERTO)
(CESPE, 2018) Ao se utilizar um sistema de criptografia assimétrica, deve-se conhecer, no mínimo, a chave pública do destinatário da mensagem; além disso, um usuário pode ter quantas chaves públicas julgar necessárias.(CERTO)
[...]
PROTOCOLO
TLS → Total segurança
↳ Projetado para fornecer segurança nas comunicações sobre uma rede de computadores.
[...]
Questões Cespianas:
1} Para evitar a comunicação insegura com uma aplicação web, alguns pontos devem ser observados, como a não utilização de protocolos de segurança criados por usuários particulares e a configuração do servidor para aceitar apenas suítes criptográficas fortes.(CERTO)
2} A segurança de um sistema criptográfico simétrico deve estar na chave e no tamanho dessa chave, e não nos detalhes do algoritmo.(CERTO)
↳ O algoritmo é público. A chave é privada!
3} A segurança de um sistema criptográfico simétrico tem como características básicas a força do algoritmo e o comprimento da chave.(CERTO)
[...]
____________
Fontes: Wikipédia; Oficina da Net; Questões da CESPE; Colegas do QC. ☠
-
Criptografia: É uma ciência que transforma mensagens numa representação sem significado para qualquer pessoa exceto para quem saiba qual o processo para inverter as informações elas não podem ser usados a serem decodificados.
Criptografia Simétrica – utiliza operações matemáticas para o envio e o recebimento de mensagens, codifica e decodifica.
Utiliza uma chave privada que codifica e decodifica as informações.
Criptografia Assimétrica – Utiliza operações matemática para o envio e o recebimento de mensagens.
Utiliza duas chaves relacionadas. Chave Pública (codifica) – Chave Privada (decodifica).
-
Perfeito! A Criptografia preserva a confidencialidade ao transformar uma mensagem por meio de uma chave de codificação.