SóProvas


ID
935863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UEPA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao corpo após a morte e acerca dos cuidados com o corpo nessa situação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Quando um perito criminal ou um médico legista chega a uma cena de crime, umas das primeiras coisas que se devem fazer é checar o algor mortis, rigor mortis e o livor mortis. São os três principais meios de se descobrir a hora em que o cadáver foi morto, se foi mechido após a morte ou não.

    Algor Mortis do latim algor = frio e mortis = morte, ou Esfriamento do Cadáver. É a redução linear da temperatura da pele que ocorre após a morte.

     Livor mortis, que do latim significa “Lividez Cadavérica”, é a acomodação gravitacional das células vermelhas do sangue no vasos nas áreas inferiores do corpo, provocando uma descoloração (manchas arroxeadas) da pele.


    Rigor mortis, do latim “rigidez cadavérica”. É causado por uma mudança química nos músculos, causando aos membros do cadáver um endurecimento (“rigor”) e impossibilidade de mexê-los ou manipulá-los. 

  • Gabarito: Letra: c

     

    Para decorar os três importantes fatores que podem estar presentes na estimativa do tempo de morte: "LAR"

     

    LIVOR MORTIS (Livores de hipóstase ) ocorre quando, cessada a circulação, o sangue fica sujeito tão somente às leis da gravidade, de modo que vai, pouco a pouco, se acumulando nas regiões em declive, que ficam escurecidas, enquanto as regiões opostas empalidecem.

     

    ALGOR MORTIS (Esfriamento cadavérico). Com a morte e a consequente falência do sistema termorregulador, a tendência do corpo é equilibrar sua temperatura com o meio ambiente.

     

    RIGOR MORTIS (rigidez cadavérica), considerada por Lacassagne como “um estado de dureza, de retração e de tensão que sobrevém nos músculos após a morte”.

     

    Fonte: Medicina legal - Genival Veloso França