SóProvas


ID
936010
Banca
FCC
Órgão
ANS
Ano
2007
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No planejamento do ensino ao cliente com hanseníase, com vistas ao auto-cuidado, deve-se prever orientações específicas para cada sinal e sintoma de comprometimento neural. Uma dessas orientações consiste em:

Alternativas
Comentários
  • a) Quando a triquíase (cílios invertidos) for evidenciada, a retirada dos cílios invertidos deve ser realizada e orientada a lubrificação com colírio 3 a 4 vezes ao dia.

     

    b) Os principais sinais e sintomas de comprometimento neural ou de incapacidades no nariz são: ressecamento da mucosa, aumento da secreção nasal, secreção sanguinolenta, crostas ou úlceras.Ao identificá-los, deve ser orientada a utilização tópica de soro fisiológico no nariz, ou a aspiração de pequenas porções do mesmo. Na falta de soro deve-se utilizar água. O líquido deve ser mantido dentro do nariz por alguns instantes e em seguida deixar escorrer espontaneamente. Repetir o procedimento até acabar a secreção nasal.

     

    c) Identificada a alteração da força muscular das pálpebras provocando lagoftalmo – fenda palpebral, exercícios com as pálpebras. A lubrificação das mesmas, e o uso de proteção diurna e noturna devem ser orientados.

     

    d) CORRETA

     

    e) Quando calos encontrarem-se presentes, deve ser orientada a hidratação dos pés colocando-os numa bacia com água, à temperatura ambiente, durante cerca de quinze minutos. Os calos devem ser lixados, após a hidratação, e em seguida lubrificados com gotas de óleo mineral ou vaselina, diariamente. É importante que a adaptação de calçados seja realizada, aliviando a pressão sobre a área afetada.

  • Autocuidados são procedimentos e exercícios que a própria pessoa, devidamente orientada e supervisionada, pode e deve realizar, para prevenir incapacidades e deformidades. Os principais sinais e sintomas de comprometimento neural ou de incapacidades nos olhos são: ressecamento, alteração de sensibilidade, alteração da força muscular das pálpebras provocando uma dificuldade em fechar os olhos – fenda palpebral, e a inversão dos cílios – triquíase. Quando a triquíase (cílios invertidos) for evidenciada, a retirada dos cílios invertidos deve ser realizada e orientada a lubrificação com colírio 3 a 4 vezes ao dia. Logo, a orientação não é piscar com frequência, mas sim, lubrificar. Identificada a alteração da força muscular das pálpebras provocando lagoftalmo – fenda palpebral, devem ser realizados exercícios com as pálpebras. Logo, no caso de lagoftalmo, devem ser realizados exercícios palpebrais. Os principais sinais e sintomas de comprometimento neural ou de incapacidades no nariz são: ressecamento da mucosa, aumento da secreção nasal, secreção sanguinolenta, crostas ou úlceras. Ao identificá-los, deve ser orientada a utilização tópica de soro fisiológico no nariz, ou a aspiração de pequenas porções do mesmo. Logo, na saída de secreção sanguinolenta nasal não deve suspender a instilação nasal com soro fisiológico. Os principais sinais e sintomas de comprometimento neural ou de incapacidades e deformidades nas mãos são: ressecamento, fissuras, encurtamento ou retração de tecidos moles, úlceras e feridas, perda de sensibilidade protetora e fraqueza muscular. Identificadas úlceras e feridas, o paciente deve limpar e hidratar as mãos, lixar as bordas das úlceras, cobrir e colocar a mão em repouso. Os principais sinais e sintomas de comprometimento neural, de incapacidades ou de deformidades nos pés são: calos, ressecamento, fissuras, úlceras e feridas nos pés, perda de sensibilidade protetora, encurtamento ou retração de tecidos moles, fraqueza muscular provocando dificuldade em levantar o pé e garra de artelhos. Quando calos encontrarem-se presentes, deve-se hidratar os pés colocando-os numa bacia com água, à temperatura ambiente, durante cerca de quinze minutos. Os calos devem ser lixados, após a hidratação, e em seguida lubrificados com gotas de óleo mineral ou vaselina, diariamente. É importante que a adaptação de calçados seja realizada, aliviando a pressão sobre a área afetada, é importante que seu portador seja orientado a examinar seus pés diariamente. Ou seja, o paciente deve realizar o exame de sensibilidade tátil nos pés. Resposta D Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle da hanseníase na atenção básica: guia prático para profissionais da equipe de saúde da família / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Departamento de Atenção Básica; elaboração de Maria Bernadete Moreira e Milton Menezes da Costa Neto. – Brasília: Ministério da Saúde, 2001.
  • Comentários:

    Os calos devem ser lixados, após a hidratação, e em seguida lubrificados com gotas de óleo mineral ou vaselina, diariamente. É importante que a adaptação de calçados seja realizada, aliviando a pressão sobre a área afetada, é importante que seu portador seja orientado a examinar seus pés diariamente. Ou seja, o paciente deve realizar o exame de sensibilidade tátil nos pés. Resposta D Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle da hanseníase na atenção básica: guia prático para profissionais da equipe de saúde da família / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Departamento de Atenção Básica; elaboração de Maria Bernadete Moreira e Milton Menezes da Costa Neto. – Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

    gabarito D