-
O aumento da sensação de calor expõe o indivíduo ao risco de hipotermia.
-
letra a incorreta, de acordo com o site do g1
Para exames de sangue, a resolução estabelece que nenhuma quantidade de álcool será tolerada. O limite anterior era de 2 decigramas de álcool por litro de sangue. A infração continua classificada como gravíssima e o valor da multa é de R$ 1.915,40, além de o motorista ficar impedido de dirigir por um ano.
Alguem concorda comigo sobre estar incorreta nesta nova determinacao da lei??
-
Letra a está sim, correta:
Código de Transito Brasileiro CTB
CAPÍTULO XIX
DOS CRIMES DE TRÂNSITO
Seção I
Disposições Gerais
Art 306
I - concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar; ou (Incluído pela Lei nº 12.760, de 2012)
-
A QUESTÃO ESTÁ CORRETA, NO ENTANTO ELA CONFUNDE UM POUCO POR QUE PENSAMOS NA "LEI SECA". NA REALIDADE A TOLERÂNCIA É ZERO PARA FINS DE PUNIÇÃO ADMINISTRATIVA, OU SEJA: MULTA E APREENSÃO DA CNH, SENÃO VEJAMOS O QUE DIZ O ART. 165 DO CTB:
Art. 165. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)
Infração - gravíssima; (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)
Penalidade - multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)
Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4o do art. 270 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 - do Código de Trânsito Brasileiro. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012).
OUTRA COISA É O CRIME:
Art. 306. Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência: (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012).
§ 1o As condutas previstas no caput serão constatadas por: (Incluído pela Lei nº 12.760, de 2012)
I - concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar; ou (Incluído pela Lei nº 12.760, de 2012).
PORTANTO, HÁ DIFERENÇA ENTRE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO E CRIME DE TRÂNSITO NO QUE DIZ RESPEITO A DIRIGIR SOB A INFLUÊNCIA DE ALCOOL.
BONS ESTUDOS!
-
ALTERNATIVA C A INCORRETA,SENDO ENTAO A RESPOSTA.
-
Resposta: Alternativa "C" (Incorreta)
A alternativa "C" começa fazendo uma afirmação correta quando fala que o álcool pode agir nos centros termorreguladores encefálicos. Porém o restante está incorreto, pois produzindo uma sensação de calor e sudorese, o indivíduo pode sofrer de hipotermia em noites muito fria. Perceba que é justamente ao contrário do narrado na alternativa.
É porque, na verdade, a ação do frio sistêmica ou difusa causa hipotermia abaixo dos 35 graus. Isso pode ocorrer devido a exposição ao frio em ambientes sob efeito de drogas/álcool que prejudique o ajuste térmico.
Por curiosidade meciona-se que localizado na base do cerebro temos um órgão que se chama hipotálamo, que é o órgão central do corpo humano que controla a temperatura.
-
C incorreta - O alcool promove vasodilatação periférica, com sensação de calor; mas diante do frio, aumenta a perda calórica e aumenta risco de hipotermia.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em toxicologia médico-legal. Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA.
A) CERTO. De acordo com o código de trânsito brasileiro, temos:
Art. 306. Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência:
Penas - detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
§ 1o As condutas previstas no caput serão constatadas por:
I - concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar; ou
II - sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Contran, alteração da capacidade psicomotora.
B) CERTO. Consumo excessivo de álcool vem sido frequentemente associado a diversas doenças cardiovasculares, como a doença coronariana e as arritmias.
C) ERRADO. Na verdade o álcool é um fator de risco para a hipotermia, pois a ingestão de álcool faz com que o indivíduo tenha uma sensação de aquecimento devido ao seu efeito vasodilatador, diminui a eficiência do mecanismo de tremores, duas consequências que diminuem a capacidade do corpo para compensar a exposição ao frio. Além disso, o julgamento do indivíduo também se encontra prejudicado, o que faz com que ele possa se expor mais ao frio.
D) CERTO. O hormônio antidiurérico (ADH) atua sobre os rins, aumentando a retenção de água e diminuindo o volume de urina. O álcool inibe a liberação desse hormônio, ou seja, o efeito contrário acontece: a retenção de água fica prejudicada e o indivíduo tende a urinar mais.
E) CERTO. O álcool é classificado como depressor do sistema nervoso central, ou seja, diminui a atividade cerebral. Além disso, é um importante fator de risco para o desenvolvimento da disfunção erétil e impotência sexual. O que ocorre é que o álcool provoca uma vasodilatação generalizada, ou seja, o sangue é distribuído mais amplamente para os vasos sanguíneos. E para que ocorre a ereção é necessária uma vasodilatação local nos corpos cavernosos, e o álcool acaba diminuindo o suprimento sanguíneo para essa região.
Gabarito do professor: Letra C.