-
Tendo em vista que uma mutilação é a perda parcial ou total de um membro do corpo, a questão se resolve facilmente por lógica:
Dentre os itens, o instrumento que possui a menor área de incidência/impacto é o perfurante (ex: agulhas, pregos).
Portanto, é só raciocionar concretamente: será que uma agulha seria capaz de produzir uma lesão tão extensa a ponto de mutilar um membro?? Provavelmente não! não obstante, pelo fato de que as lesões perfurantes caracterizam-se pela profundidade e não pela extensão.
-
Mutilações --> decorrentes da perda parcial ou total de um corpo.
Ações perfurante, causam lesões puntiformes ou punctórias, como, agulhas, furador de gelo.
Não são possíveis provocarem multilações com esse tipos de instrumentos
-
Dentre as alternativas da questão, a única que não é capaz de causar mutilações é a alternativa "e".
As ações produzidas por ação perfurante, são feitas por instrumentos ou agentes finos, alongados, pontiagudos(punctórios) de diâmetro transverso reduzido em relação ao seu comprimento, podendo determinar graves repercussões na profundidade.
Características da lesão:
- Diminuta, circular ou fusiforme;
- De pouco sangramento externo;
- Recoberto por uma crostícula sero-hemática;
- Mas a lesão pode provocar importantes repercussões internas na dependência do local atingido(perfurações de órgãos e vísceras ou hemorragias)
Trajeto:
- Retilíneo, na grande maioria das vezes;
- Predomina a profundidade(comprimento) sobre o diâmetro;
- Termina em fundo cego
- Pode ser transfixante com orifício de saída semelhante ao de entrada.
-
Por ser a mutilação perda parcial ou total de membro o único instrumento - dentre os elencados pela questão - que não pode mutilar é o perfurante.
-
cortantes -> lâmina de barbear, bisturi, navalha...
cortocontundentes -> machado, foice, facão, dentes, enxada...
perfuro cortantes -> faca peixeira, canivete, punhal, espada, lima etc...
perfuro contundentes -> lanças, dardos, espetos, projéteis de arma de fogo, chuço...
perfurante -> agulhas, alfinetes, arames, espinhos ...
-
Os instrumentos perfurantes propriamente ditos determinam lesões em forma de ponto na pele, chamadas feridas punctórias, quase imperceptíveis, quando o instrumento for muito fino, com diminuto orifício de entrada, raro sangramento e um trajeto que, geralmente, termina em fundo de saco. Assim, com exceção dos instrumentos perfurantes, os demais são instrumentos potencialmente capazes de produzir mutilações.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.
Atenção: pede-se a alternativa incorreta.
Chamamos de mutilação a perda parcial ou total de um membro do corpo. Assim, é necessário um instrumento cuja ação seja capaz de atingir uma grande superfície do corpo para que a mutilação seja produzida.
A) CERTO. Os meios ou instrumentos de ação cortante agem através de um gume mais ou menos afiado, por um mecanismo de deslizamento sobre os tecidos e, na maioria das vezes, em sentido linear. É possível mutilar uma parte do corpo com um instrumento cortante, agindo por uma extensão grande tecidos.
B) CERTO. Ação corto contundente é quase sempre produzida por um corpo de superfície, e suas lesões mais comuns se verificam externamente, embora possam repercutir na profundidade. Agem por pressão, explosão, deslizamento, percussão, compressão, descompressão, distensão, torção, fricção, por contragolpe ou de forma mista. Tais Instrumentos podem causar mutilações, devido às grandes lesões que podem produzir.
C) CERTO. As lesões perfurocortantes são provocadas por instrumentos de ponta e gume, atuando por um mecanismo misto: penetram perfurando com a ponta e cortam com a borda afiada os planos superficiais e profundos do corpo da vítima. Agem, portanto, por pressão e por secção. Da mesma forma que os instrumentos cortantes, também podem ser usados para mutilação.
D) CERTO. As feridas perfurocontusas são produzidas por um mecanismo de ação que perfura e contunde ao mesmo tempo. Um projétil de alta energia pode causar grandes danos e causar mutilações.
D) ERRADO. As lesões causadas por meios ou instrumentos perfurantes, de aspecto pontiagudo, alongado e fino, e de diâmetro transverso reduzido. Assim, as lesões causadas por tais instrumentos não são suficientes para se causar mutilação.
Fonte: FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2017. 11a edição.
Gabarito do professor: Letra E.