SóProvas


ID
937711
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Para a determinação antropológica da idade em esqueletos de indivíduos jovens, são considerados bons parâmetros:

Alternativas
Comentários
  • Segundo prof. Genival Veloso, a determinação da idade pode ser evidenciada por diversos fatores:

    - Dentes. Como os dentes têm uma época própria para o surgimento, exercem eles grande influência sobre a classificação da idade.

    - Radiografia dos ossos. O surgir dos pontos de ossificação e a soldura das epífises a diáfises são referências da maior significação a respeito da idade óssea.


  • Alguém sabe me explicar pq a letra b está errada?

  • A análise da idade é feita através de Raio-X da metáfise e diáfise para verificar o ponto e ossificação e não da epífise como disse a assertiva b.

  • ARCO SENIL – elemento mais significativo no estudo do globo ocular para verificar a IDADE. 

    Verifica-se Tb pela RADIOGRAFIA DOS OSSOS. SUTURAS DO CRANIO, ÂNGULO MANDIGULAR

  • Apenas uma observação: a LETRA C não está errada, pois o fechamento das suturas é um meio de verificar probabilidades etárias em indivíduos jovens. E a frase "comprimento dos femures" tem uma certa similaridade de falar em tamanho dos ossos longos (letra A). O que, particularmente, acho incorretas as duas, pois, o tamanho dos ossos não é o mesmo de se falar em analise dos pontos de ossificação dos ossos longos, o que para nós, da medicina e odonto legal, é o que nos dá uma previsão de etária. O tamanho dos ossos, mais objetivamente, dá a ideia de estatura. Mas como em provas devemos analisar hipóteses e teorias, deve se considerar as afirmativas. Quanto aos exames das arcadas, o nome correto é verificação dos ESTÁGIOS DE NOLLA, que oferece as faixas de desenvolvimento dentário de recém nascidos ate o indivíduo adulto jovem. Para minha humilde opinião, levando em consideração a linha de raciocínio das afirmações, as opções A e C estão corretas.


  • Os elementos utilizados para determinação da IDADE são:
    1- Radiografia das epífises ósseas (tamanho dos ossos)
    2- Pele e pêlo
    3- Dentes (no caso em tela, arcada dentária)
    4- Globo Ocular
    5- Suturas cranianas
    Os elementos para identificação do sexo são:
    1- Estudo dos Ossos
    2- Cariotipagem
    3- Estudo da Cromatina Sexual

    Os elementos para determinar a estatura:
    1- No cadáver: medida através de régua com hastes
    2- Em ossadas: medida dos ossos longos
  • Realmente: a letra "B" estaria correta se ao invés de falar em epífise, falasse em região metafisária (união das epífises), a qual é um dos parâmetros para se determinar a idade, associada ao grau de fechamento das suturas cranianas. Mas, caí nesta "pegadinha" da epífise.

  • • Pela dentição

    - 12/12 = idade < 14 anos
    - 14/14 = idade > 14 < 18 anos
    - 16/16 = idade > 18 anos


  • Na determinação da idade deve-se levar em consideração várias mudanças morfológicas que ocorrem no esqueleto ao longo da vida. Hygino Hércules pontua que devem ser analisados:

    - Nascimento até adolescência: comprimento ossos longos, erupção dentária, progressão do fechamento metafisário e transformação dos centros de ossificação.

    - A partir da puberdade: desgaste dentário, análise da bacia, fechamento suturas cranianas e análise das extremidades das costelas em sua articulação condro-costal.

    Hércules afirma que “A idade fisiológica de um esqueleto jovem deve ser obtida através de um ou mais dos seguintes sistemas: aparecimento e união das epífises, tamanho ósseo, perda dos dentes decíduos, erupção dos dentes permanentes e calcificação dentária...O desenvolvimento dos dentes, o comprimento dos ossos longos e a união das epífises são os principais critérios para a determinação da idade em subadultos." HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 58.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

  •  PODE-SE DIAGNOSTICAR A IDADE DO NASCIMENTO ATÉ A

    PUBERDA :

    Pelo grau de metamorfose dos centros de ossificação ;

    Pela formação e erupção dentária ;

    Pela progressão do fechamento metafisário;

    Pelo comprimento dos ossos longos .

    A PARTIR DA PUBERDADE:

    Analise da bacia pelas alterações da sínfise pubiana

    Superfície auricular da articulação sacroilíaca

    Extremidades das costelas

    Fechamento das suturas cranianas

    RINCIPAIS CRITÉRIOS PARA DETE RMINAÇÃO DA IDADE EM

    SUBADULTOS

    Desenvolvimento dentário

    Comprimento dos ossos longos

    União das epífises

  • Os parâmetros mais utilizados para determinar a idade de um indivíduo são aparência, pele, pelos, globo ocular (arco senil), dentes, ossos longos, suturas do crânio e ângulo mandibular. Diante disso, as letras A, B e C apresentam opções possíveis de respostas. Porém, Hygino afirma o seguinte: “o aparecimento dos centros de ossificação tem sido amplamente estudado por diversos autores, em idades que variam desde o período fetal até acima dos 15 anos. Todavia, os dados relacionados ao surgimento desses centros de ossificação são raramente empregados na ciência forense, uma vez que são extremamente frágeis, facilmente quebráveis e, com frequência, nem chegam a ser recuperados. Mesmo quando esses elementos estão presentes, a maioria dos investigadores prefere estimar a idade a partir do desenvolvimento dentário ou pelo comprimento dos ossos longos”. Portanto, embora os itens presentes nas letras B (suturas cranianas e epífises) e C (suturas cranianas e fêmur) sejam passíveis de serem utilizados na determinação da idade, os itens contidos na alternativa A (dentes e ossos longos) são considerados pelos autores como os melhores parâmetros para estimar a idade.

    ALTERNATIVA A