SóProvas


ID
937930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2012, o prêmio Nobel da Paz foi conferido

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA D.
    O Prêmio Nobel da Paz de 2012 foi conferido à União Europeia. A informação foi divulgada em Oslo pelo Comitê Nobel da Noruega. O júri destacou em sua decisão, as conquistas do bloco para "o avanço da paz e a reconciliação na Europa, assim como para o estabelecimento da democracia e dos direitos humanos no continente”.
  • Na sexta-feira, 12 de outubro de 2012, a União Europeia (UE) foi anunciada como ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2012 pelo Comitê Nobel da Noruega. O presidente do Comitê, Thorbjorn Jaglan, alega que a razão de o prêmio ser dirigido à UE se deve ao fato de ela ter, durante seis décadas, buscado promover a paz, a democracia e os direitos humanos.
  • Complementando os coentários dos colegas anteriores:

    A União Europeia (UE) levou o Prêmio Nobel da Paz de 2012. O resultado foi divulgado pelo Comitê Nobel da Noruega em Oslo. O júri justificou a escolha destacando as conquistas para "o avanço da paz e a reconciliação" na Europa, assim como para o estabelecimento "da democracia e dos direitos humanos" no continente. De acordo com os responsáveis pelo prêmio, "o maior êxito" da UE foi fazer "a paz, a democracia e os direitos humanos" germinarem na Europa.

    O júri ressaltou ainda a "luta não violenta pela segurança das mulheres e pelos direitos das mulheres de participar plenamente das tarefas de pacificação". O presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), José Manuel Barroso, assinalou que "é uma grande honra" para a UE ter sido agraciada com o prêmio. Criada em 1957 por seis países que assinaram o Tratado de Roma, a comunidade europeia se ampliou progressivamente até chegar aos 27 Estados que a formam na atualidade.

    Nobel. As indicações ao Nobel da Paz permanecem secretas durante pelo menos 50 anos, a não ser que a pessoa ou governo responsável pela indicação revele seu candidato. Entre os que podem fazer indicações estão ex-ganhadores do prêmio, parlamentares e governos. Em 2011, o Nobel da Paz foi concedido a três mulheres: a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, a também liberiana Leymah Gbowee e aativista iemenita Tawakkul Karman.

    O Nobel da Paz é o único dos prêmios que levam o nome do inventor da dinamite, o suecoAlfred Nobel, a ter a entrega decidida e realizada pelo Parlamento norueguês. Em 2010, o escritor, comentarista político e ativista dos direitos humanos Liu Xiaobo, da China, foi escolhido. Em 2009, o premiado foi o presidente dos EUA, Barack Obama.

    Fonte: http://topicos.estadao.com.br/nobel-da-paz
    Espero ter ajudado. Bom estudo a todos!
  • Resposta: Letra d

    Prémio Nobel da Paz de 2012 atribuído à União Europeia

    Em 2012 , a UE recebeu o Prémio Nobel da Paz pelos seus esforços em prol da paz, da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa.

    O Comité Nobel da Noruega declarou que a sua decisão se tinha baseado no papel estabilizador desempenhado pela UE na transformação da maior parte do continente europeu, que se tornou um espaço de paz, depois de ter sido um espaço de guerra.

    A maior vitória da UE foi, de acordo com o Comité, «o êxito da luta pela paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos».

    O trabalho da UE promove a «fraternidade entre as nações» e pode, de alguma forma, ser equiparado aos «congressos de paz», referidos por Alfred Nobel no seu testamento de 1895 como um dos critérios que deveriam presidir à atribuição do Prémio da Paz.

    A União Europeia é a vigésima primeira organização internacional a receber o prémio desde 1901.

    http://europa.eu/about-eu/basic-information/eu-nobel/index_pt.htm

  • 2012 – União Européia: "Por mais de seis décadas contribuindo para o avanço da paz e da reconciliação, democracia e direitos humanos na Europa". Letra “d”
    2011 - Ellen Johnson Sirleaf (Libéria), Leymah Gbowee (Libéria) e Tawakel Karman (Iêmen): "Por sua luta não-violenta para a segurança das mulheres e pelos direitos das mulheres à sua plena participação na construção da paz e trabalho". Letra “b”
    2010 - Liu Xiaobo (China): "Pela sua longa e não-violenta luta pelos direitos humanos fundamentais na China"
    2009 - Barack Obama (EUA): Pelos esforços diplomáticos internacionais e cooperação entre povos. Letra “c”
    2008 - Martti Ahtisaari (Finlândia): Por sua fundamental contribuição para a solução de conflitos internacionais em diversos continentes, durante mais de três décadas.
    2007 - Al Gore (EUA) e Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Suiça): Por seus esforços na obtenção e disseminação de importantes conclusões sobre as mudanças climáticas causadas pelos seres humanos, e por estabelecerem procedimentos necessários para reagir sobre tais mudanças. Letra “a”
    A letra “e” fala sobre Marine Le Pen, líder do Partido Nacional e ex-candidata à presidência da França, que fez uma crítica ao comitê Nobel, afirmando que ele deveria “descer da sua torre de marfim e ver o que está acontecendo na rua. Eles deveriam avaliar o sofrimento das pessoas e ver a revolta crescente”.

    Outros Prêmios Nobel 2012:
    - Nobel de Física: Serge Haroche (França) e David Wineland (EUA), “por métodos experimentais inovadores que permitem a medição e a manipulação de sistemas quânticos individuais”.
    - Nobel de Química: Robert Lefkowitz e Brian Kobilka (EUA), “pelo estudo dos receptores acoplados à proteína G”.
    - Nobel de Medicina: John Gurdon (Reino Unido) e Shinya Yamanaka (Japão), “pela descoberta de que células maduras podem ser reprogramadas de modo a tornarem-se pluripotentes”.
    - Nobel de Literatura: Mo Yan (China), "que com realismo alucinatório funde contos populares, história e contemporaneidade".
    - Prêmio do Banco Central da Suécia de Economia: Alvin Roth e Lloyd Shapley (EUA), "pela teoria das atribuições estáveis e a prática de projeto de mercado".
  • Prêmio Nobel da Paz em 2013 - OPAQ

    10/12/2013 11h30 - Atualizado em 10/12/2013 11h30

    Opaq recebe formalmente prêmio Nobel da Paz em Oslo

    Organização foi condecorada por esforços para eliminar armas químicas.
    Comitê do Nobel pediu maior adesão à convenção.

    Do G1, com France Press

    Comente agora

    A Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) recebeu formalmente nesta terça-feira (10), em Oslo, na Noruega, o prêmio Nobel da Paz, concedidos pelos esforços para eliminar as armas de destruição em massa no planeta.

    "Com a eleição do ganhador deste ano, esperamos que todos os Estados que ainda não aderiram (à convenção que proíbe armas químicas) façam isso", disse o presidente do Comitê do Nobel, Thorbjoern Jagland, ao entregar o prêmio ao diretor da Opaq, o turco Ahmed Uzumcu.


  • A Opaq (Organização para a Proibição das Armas Químicas) foi laureada nesta sexta-feira (11) com o Prêmio Nobel da Paz.

    O anúncio foi feito pela Comissão do Nobel, em Oslo, na Noruega, que citou os "amplos esforços" da entidade para eliminar os arsenais químicos pelo mundo.

    Thorbjoern Jagland, chefe do comitê, disse que a premiação foi um lembrete para os países com grandes estoques desse tipo de arma, como EUA e Rússia, para que se livrem deles, "especialmente porque eles estão exigindo que outros, como a Síria, façam o mesmo".

    Globo.com

    Paz de Cristo.