SóProvas


ID
937963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca da crise econômica mundial, iniciada em 2008, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C

    "A causa da crise que vivemos foi o desequilíbrio na maior economia do mundo, os Estados Unidos. E os ataques de 11 de setembro têm a ver com isso. "Depois da ofensiva terrorista, o governo americano se envolveu em duas grandes guerras, no Iraque e Afeganistão, e começou a gastar mais do que deveria", diz Simão Davi Silber, professor do departamento de economia da Universidade de São Paulo (USP). Para piorar a situação, ao mesmo tempo em que o país investia dinheiro na guerra, a economia interna já não ia muito bem - uma das razões é que os Estados Unidos estavam importando mais do que exportando. Em vez de conter os gastos, os americanos receberam ajuda de países como China e Inglaterra. Com o dinheiro injetado pelo exterior, os bancos passaram a oferecer mais crédito, inclusive a clientes considerados de risco. Aproveitando-se da grande oferta a baixas taxas de juros, os consumidores compraram muito, principalmente imóveis, que começaram a valorizar. "A expansão do crédito financiou a bolha imobiliária, já que a grande procura elevou o preço dos imóveis", diz Silber. Porém, depois disso, chegou uma hora em que a taxa de juros começou a subir, diminuindo a procura pelos imóveis e derrubando os preços. Com isso, começou a inadimplência - afinal, as pessoas já não viam sentido em continuar pagando hipotecas exorbitantes quando as propriedades estavam valendo cada vez menos. 
    Nesse momento, faltou dinheiro aos bancos, que em um primeiro momento foram ajudados pelo governo americano. Só que, ao mesmo tempo, surgiram críticas a essa política de socorro aos banqueiros. Frente à pressão política, a Casa Branca decidiu que não ia mais interferir, deixando o banco Lehman Brothers quebrar. O fechamento do quarto maior banco de crédito dos Estados Unidos causou pânico e travou o crédito."

    OBS: Sugiro que pesquisem mais sobre o assunto, pois a crise espalhou-se depois pela Europa, onde afetou seriamente.
  • A) ERRADO. A crise começou nos Estados Unidos e só depois se refletiu na Europa, onde o problema maior foi a dívida pública. "A crise da dívida pública europeia (muitas vezes referida como crise da Zona Euro) é uma crise financeira em curso que, para alguns países da zona euro, tornou difícil ou até mesmo impossível, o pagamento ou refinanciamento da sua dívida pública sem a ajuda de terceiros. A origem da crise da dívida pública tem raízes na crise financeira do final da década de 2000, quando a falência do Lehman Brothers em 2008 mergulhou o sistema financeiro global numa crise e abriu caminho para a maior crise económica desde a Grande Depressão."
     
    B) ERRADO. Acredito que o examinador descreveu a Grande Depressão de 1929, conforme o trecho a seguir: "Os americanos viviam o futuro em 1929. [...] Os preços das ações tinham dobrado desde 1928, em grande parte por causa de um novo modo de especulação financeira: grupos de megainvestidores que agiam em conluio para forçar altas nas ações."
     
    C) CERTO. "A Grande Recessão é uma crise económica global que ainda hoje se faz sentir após a crise financeira internacional precipitada pela falência do tradicional banco de investimento estadunidense Lehman Brothers, fundado em 1850. Em efeito dominó, outras grandes instituições financeiras quebraram, no processo também conhecido como "crise dos subprimes". [...] Subprimes são créditos bancários de alto risco, que incluem desde empréstimos hipotecários até cartões de créditos e aluguéis de carros, eram concedidos, nos Estados Unidos, a clientes sem comprovação de renda e com histórico ruim de crédito – a chamada clientela subprime. As taxas de juros eram pós-fixadas, isto é, determinadas no momento do pagamento das dívidas. Por esta razão, com a disparada dos juros nos Estados Unidos, muitos mutuários ficaram inadimplentes, isto é, sem condições de pagar as suas dívidas aos bancos". "Nesse momento, faltou dinheiro aos bancos, que em um primeiro momento foram ajudados pelo governo americano. Só que, ao mesmo tempo, surgiram críticas a essa política de socorro aos banqueiros."
     
    D) ERRADO. Como já mencionado, foi o contrário: a crise se iniciou nos Estados Unidos e refletiu no resto do mundo, inclusive no Brasil.
     
    E) ERRADO. O examinador novamente menciona os acontecimentos da Grande Depressão de 1929: "Quinta-Feira Negra (24 de outubro de 1929), também conhecido como Grande Quebra e Quebra do Mercado de Ações de 1929, foi o crash do mercado de ações mais devastador na história dos Estados Unidos, levando em consideração a extensão e a duração das suas consequências.O crash marcou o início de 12 anos da Grande Depressão, que afetou todos os países ocidentais industrializados."


    Fontes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Recess%C3%A3o
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_da_d%C3%ADvida_p%C3%BAblica_da_Zona_Euro
    http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/causou-crise-economica-mundial-470382.shtml
    http://super.abril.com.br/cotidiano/crash-entenda-crise-447839.shtml
  • Os países europeus citados na assertiva sofreram as consequências da crise iniciada no mercado imobiliário dos Estados Unidos, o que significa que eles não deram origem à crise. A alternativa (A) está incorreta.

    A alternativa (B) está incorreta, pois a crise de 2008 se relaciona com o mercado imobiliário norte americano e suas distorções no mercado financeiro, que maquiou por muito tempo uma situação bastante grave do setor imobiliário, gerando uma crise de proporções internacionais quando a situação desse setor tornou-se insustentável.

    A alternativa (C) está correta. A quebra do Lehman Brothers foi um marco na crise de 2008 porque demonstrou que as ações referentes às hipotecas imobiliárias, que haviam sido cotadas como baixo risco de investimento por agências de avaliação de risco financeiro, eram podres. Esses títulos estavam espalhados por bancos de todo o mundo, o que fez com que a crise iniciada no setor imobiliário americano se alastrasse por diversos países.

    A alternativa (D) está incorreta, pois a crise começou no setor imobiliário dos Estados Unidos e se espalhou, posteriormente, para a Europa.

    A alternativa (E) está incorreta, pois a principal causa da crise se refere à questão imobiliária norte-americana, e não à quebra da bolsa de Nova York, que não ocorreu durante a crise iniciada em 2008.