SóProvas


ID
938074
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Panóptico de Bentham, descrito minuciosamente por Foucault no livro “Vigiar e Punir”, é a figura arquitetural de princípio conhecido: na periferia uma construção em anel; no centro, uma torre; esta é vazada de largas janelas que se abrem sobre a face interna do anel; a construção periférica é dividida em celas, cada uma atravessando toda a espessura da construção e duas janelas, uma para o interior e outra para o exterior. Basta então colocar um vigia na torre central e em cada cela trancar um louco, um doente ou um condenado. Assim, a permanente visibilidade assegura o funcionamento automático do poder.Qual grupo de características melhor descreve os efeitos desse sistema?

Alternativas
Comentários
  • Jeremy Bentham, filósofo e jurista inglês,  em 1785 concebeu uma penitenciária ideal, denominada Pan-óptico, em que permite a um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados. O medo e o receio de não saberem se estão a ser observados os levaria a adotar o comportamento desejado pelo vigilante. O sistema seria aplicável, segundo o autor, a prisões, escolas, hospitais ou fábricas, para tornar mais eficiente o controle daqueles estabelecimentos. Assim, aquele que estivesse sobre uma torre ou estrutura circular central, poderia observar todos os presos (ou os funcionários, pacientes, estudantes, etc), tendo-os sob seu controle.

    O filósofo Michel Foucault disseminou o conceito utilizando o termo "pan-óptico" em sua obra Vigiar e Punir, de 1975, para tratar da sociedade disciplinar. O Panóptico de Bentham permite em primeiro lugar evitar aquelas massas compactas, fervilhantes, pululantes, que eram encontradas nos locais de encarceramento. A multidão, massa compacta, local de múltiplas trocas, individualidades que se fundem é abolida em proveito de uma coleção de individualidades separadas. Do ponto de vista do guardião, é substituída por uma multiplicidade enumerável e controlável; do ponto de vista dos detentos, por uma solidão sequestrada e olhada. Cada um está bem trancado em sua cela de onde é visto de frente pelo vigia; mas os muros laterais impedem que entre em contato com seus companheiros. A disposição de seu quarto, em frente da torre central, lhe impõe uma visibilidade axial; mas as divisões do anel, essas celas bem separadas, implicam uma invisibilidade lateral. O que garante a ordem, pois se os detentos são condenados não há perigo de complô, de tentativa de evasão coletiva, projeto de novos crimes para o futuro, más influências recíprocas; se são doentes, não há perigo de contágio; loucos, não há risco de violências recíprocas; crianças, não há “cola", nem barulho, nem conversa, nem dissipação; se são operários, não há roubos, nem conluios, nada dessas distrações que atrasam o trabalho, tornam-no menos perfeito ou provocam acidentes.






    GABARITO: A

  • Porque a resposta não é a B segundo o comentário do próprio professor? Não entendi.
  • .

    Também não entendi! Acho que a resposta A não está alinhada ao comando da questão. Então quer dizer que "A impossibilidade de criação de novos projetos de crimes futuros entre os detentos e de más influências recíprocas" são efeitos desse sistema?

    Comando: Qual grupo de características melhor descreve os efeitos desse sistema?

    Resposta A: A impossibilidade de criação de novos projetos de crimes futuros entre os detentos e de más influências recíprocas.

    Se alguém puder ajudar....agradeço.