SóProvas


ID
938530
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Contemporaneamente, a criminologia é conceituada como

Alternativas
Comentários
  • Os Conceitos acerca do que vem a ser a criminologia variam de acordo com a Escola Criminológica, ou acepção em que é tomada, diante de certas perspectivas das Ciências Humanas. Modalidades de Criminologia:   Clássica  ,  Positivista , Crítica e Científica  Moderna.  

    Para a Criminologia Científica Moderna, a Criminologia é ciência  empírica e interdisciplinar, com informação  válida e segura, relacionada ao  fenômeno delitivo, entendido sob o prisma  individual e de problema social, como também formas de preveni-lo. Portanto, o crime é fenômeno humano,  cultural e complexo (Antonio García-Pablos de Molina). São objetos da Criminologia Científica Moderna: o delito, o delinquente, a vítima e o controle social.
  • COMPLEMENTANDO A RESPOSTA

    CRIMINOLOGIA É UMA CIÊNCIA EMPÍRICA PORQUE SE BASEIA EM UM PROCESSO INDUTIVO, OU SEJA NA CIENTIFICIDADE, EXPERIÊNCIA E NA OBSERVAÇÃO DE FATOS E DADOS CONCRETOS. INTERAGINDO COM OUTRAS ÁREAS DA CIÊNCIA, TAIS COMO SOCIOLOGIA, MEDICINA, ANTROPOLOGIA, POLÍTICA CRIMINAL ETC. SANDO NA ATUALIDADE SEU ESTUDO VOLTADO PARA O CRIME, O CRIMINOSO, A VÍTIMA E O CONTROLE SOCIAL. DIFERENCIANDO DO PASSADO ONDE SEU ESTUDO ERA VOLTADO APENAS PARA O CRIMINOSO, SEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OS DEMAIS ASPECTOS DO CRIME.


    BONS ESTUDOS!


  • Para o mestre Antonio García-Pablos de Molina, criminologia é a: "ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social, do comportamento delitivo e que trata de subministrar uma informação válida, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime - contemplado este como problema individual e como problema social - assim como, sobre programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou sistemas de resposta ao delito".

  • "C"

  • A criminologia é a ciência empírica e interdisciplinar que tem por objeto o crime, o delinquente, a vítima e o controle social sobre o comportamento criminoso. Tem por escopo perscrutar as informações sobre a gênese e o fatores que influenciam a prática de delitos, de modo a buscar estratégias a fim de intervir neste fenômeno social encontrar a reação eficaz diante das ações dos infratores.

    Gabarito:C

  • Resposta Letra "C" de "certa " que vai cair uma questão semelhante na próxima prova da Polícia Civil.

  • Para a Criminologia Científica Moderna, a Criminologia é ciência empírica e
    interdisciplinar, com informação válida e segura, relacionada ao fenômeno delitivo,
    entendido sob o prisma individual e de problema social, como também formas de
    preveni-lo. Portanto, o crime é fenômeno humano, cultural e complexo.
    Gabarito: C.

  • uma ciência empírica e interdisciplinar que estuda o crime, o criminoso, a vítima e o controle social. 

    macete: cvc

  • GABARITO C

     

    1)      CONCEITO DE CRIMINOLOGIA: É uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, que se ocupa do estudo do CRIME, da pessoa do INFRATOR, da VÍTIMA e do CONTROLE SOCIAL do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma solução válida, constatada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou respostas ao delito.

    2)      A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, fática do “ser”; o Direito Penal é uma ciência jurídica, cultural e normativa, do “dever ser”.

    3)      A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico, como ciência empírica e experimental que é. A criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e INDUTIVA para estudar o delinquente.

    4)      A Criminologia ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.

    5)      Segundo a doutrina dominante, a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: a criminologia geral que consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto; e a criminologia clínica (micro criminologia) que consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.

     

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 
    DEUS SALVE O BRASIL.
    WhatsApp: (061) 99125-8039
    Instagram: CVFVitório

     

  • Para a Criminologia Científica Moderna, a Criminologia é ciência empírica e interdisciplinar, com informação válida e segura, relacionada ao fenômeno delitivo, entendido sob o prisma individual e de problema social, como também formas de preveni-lo. Portanto, o crime é fenômeno humano, cultural e complexo.

    Gabarito: C.

  • de lei uma pergunta desse estilo

  • Mais uma questão que repete a cobrança sobre o conceito e objetos de estudo da criminologia.

    Resposta: C

  • Criminologia : e uma ciência "empírica" e "interdisciplinar"

    Objeto da criminologia : crime

    : Criminoso.

    : Vítima

    : Controle social

    Rumo : PMCE2021

    Deus a cima de tudo

  • Bizu:

    Empírica e MULTIdisciplinar = Errado

    Empírica e INTERdisciplinar = Correto

    as bancas adoram essa troca

  • Minha contribuição.

    Conceito, cientificidade, métodos, objetivos e finalidades da Criminologia

    O que é? É uma das ciências criminais.

    Conceito de criminologia: é a ciência empírica (observação dos fatos) e interdisciplinar que se preocupa com o estudo do crime, do criminoso, da vítima e do comportamento da sociedade em relação à criminalidade (controle social).

    Subdivisão dos ramos da Criminologia

    -Criminologia Geral: consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto.

    -Criminologia Clínica (Microcriminologia): consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos da Criminologia Geral para o tratamento dos criminosos, estudando a pessoa do criminoso em busca de sua ressocialização.

    Métodos

    A criminologia, por meio de estudos biológicos e sociológicos, possui os seguintes métodos:

    -Empirismo (experimental): extrai conclusões observando a realidade por meio dos sentidos humanos (observação sistemática dos fenômenos). Baseia-se em evidências e fatos.

    -Indutivo: conhece primeiro a realidade para depois explicá-la. Informações vêm dos dados que foram produzidos.

    -Interdisciplinaridade: a criminologia utiliza-se e necessita do conhecimento de diversas áreas e ciências.

    Objetos: crime (delito), criminoso (delinquente), vítima e controle social.

    Mnemônico para os objetos da criminologia: DDVC

    D-Delito

    D-Delinquente

    V-Vítima

    C-Controle Social

    Controle social: é o conjunto de instituições, estratégias e sanções sociais que pretendem promover a obediência dos indivíduos aos modelos e regras comunitárias. Encontra-se dividido em:

    1. Controle social formal: polícia, Judiciário, administração penitenciária etc.;

    2. Controle social informal: família, escola, igreja etc.

    Finalidades: compreender e prevenir o crime; intervir na pessoa do delinquente, conhecendo-o e entendendo sua causa; valorar os diferentes modelos de respostas à criminalidade de vários ramos do conhecimento.

    Fonte: Diego Pureza

    Abraço!!!