SóProvas


ID
938533
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Os métodos científicos utilizados pela criminologia são

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Manual Esquemático de Criminologia - Nestor Sampaio Penteado Filho - p. 23: " A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico. Como ciência empírica e experimental que é, a criminologia utiliza-se da metodologia experimental, nautralística e indutiva para estudar o delinquente, não sendo suficiente, no ntanto, para delimitar as causadas da criminalidade. Por consequência disso, busca auxílio dos métodos estatísticos, históricos e sociológicos, além do biológico".

    Portanto, alternativa correta "e".
  • Biológico; sociológico; empírica e experimental.

    Resposta E

  • BIOPSCOSOCIAL - BIOLOGICA, PSICOLÓGICA E SOCIAL!

     

    O que invalida a alternativa (b), porque não é exata... Ela é flexivel e evolutiva.

  • Pessoal, dava para ter analizado assim:

    a)métodos experimental e dedutível, como ciência jurídica que são. (Criminologia não é dedutiva)

    b) métodos psicológico e sociológico, como ciências empírica e exata que são. (Ela não é exata)

     c)métodos físico e individual, como ciências social e dedutível que são.(Criminologia não é dedutiva)

     d)métodos físico e biológico, como ciência jurídica que são.

     e)métodos biológico e sociológico, como ciências empírica e experimental que são. (resposta correta)

  • A criminologia tem por objeto o mundo dos fatos e não dos valores. Com efeito, para o seu estudo são utilizados os métodos biológico e sociológico, de natureza  empírica e experimental. O estudo criminológico consiste basicamente na tarefa de coletar dados que deverão ser observados e analisados de forma indutiva.
    Resposta: E


  • A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico. Como ciência empírica
    e experimental que é, a criminologia utiliza-se da metodologia experimental,
    naturalística e indutiva para estudar o delinquente, não sendo suficiente, no entanto,
    para delimitar as causadas da criminalidade.
    Gabarito: E.

  • Pode-se conceituar CRIMINOLOGIA como a ciência empírica (baseada na observação e na experiência) e interdisciplinar que tem por objeto de analise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vítima e o controle social das condutas criminosas.
  • métodos biológico e sociológico, como ciências empírica e experimental que são.

    macete:só vc lembrar do "CCB"  ce, se, b  espero te ajudado fé em Deus.

  • Período Pré-científico > Escola CLÁSSICA                  Período Científico > Escola POSITIVA               

  • GABARITO E

     

    1)      CONCEITO DE CRIMINOLOGIA: É uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, que se ocupa do estudo do CRIME, da pessoa do INFRATOR, da VÍTIMA e do CONTROLE SOCIAL do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma solução válida, constatada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou respostas ao delito.

    2)      A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, fática do “ser”; o Direito Penal é uma ciência jurídica, cultural e normativa, do “dever ser”.

    3)      A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico, como ciência empírica e experimental que é. A criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e INDUTIVA para estudar o delinquente.

    4)      A Criminologia ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.

    5)      Segundo a doutrina dominante, a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: a criminologia geral que consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto; e a criminologia clínica (micro criminologia) que consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.

     

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 
    DEUS SALVE O BRASIL.
    WhatsApp: (061) 99125-8039
    Instagram: CVFVitório

     

  • Mais do mesmo pela Vunesp, exigindo os elementos mínimos do conceito de criminologia, bem como de dois de seus métodos.

    Resposta: E

  • GABARITO: Letra E

    A Criminologia pode ser definida como ciência autônoma, empírica e interdisciplinar, que se preocupa em estudar, por meio de métodos biológicos e sociológicos, o crime/delito, o criminoso/delinquente, a vítima e o controle social, com escopo de controle e prevenção da criminalidade, tratando do crime como problema social.

    >> a Criminologia visa avaliar e interpretar o crime em sintonia com a realidade. As informações não são neutras (são parciais), mas não há como negar que contribuem para a compreensão do crime enquanto fenômeno social.

    >> A Criminologia tem como finalidade compreender e prevenir o delito, intervir na pessoa do delinquente, e valorar os diferentes modelos de respostas à criminalidade de vários ramos do conhecimento, constituindo núcleo do saber apoiado em bases científicas.

  • #pmce

  • e) Métodos biológico e sociológico, como ciências empírica e experimental que são.

    "A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico. Como ciência empírica e experimental que é, a criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e indutiva para estudar o delinquente, não sendo suficiente, no entanto, para delimitar as causas da criminalidade. Por consequência disso, busca auxílio dos métodos estatísticos, históricos e sociológicos, além do biológico."

    (PENTEADO FILHO; Nestor Sampaio, 2014, p. 25)

  • MÉTODOS

    Empirismo: analisa cada caso concreto em que ocorreu algum delito, objetivando extrair as causas do crime;

    Método indutivo: Com as conclusões das respectivas análises, busca-se chegar em

    conclusões a serem aplicadas em casos semelhantes para evitar novos crimes;

    Métodos biológicos: Analisa aspectos orgânicos da pessoa do criminoso (exemplos: diagnósticos de doenças mentais e outros fatores de predisposição à criminalidade) e analisa o comportamento individual da vítima;

    Métodos sociológicos: Objetiva diagnosticar padrões, valores predominantes em determinados grupos sociais (exemplo: grupos sociais que rebem o condenado em processo de ressocialização; grupos que estigmatizam criminosos; grupos indiferentes etc., e como cada reação pode influenciar ou desestimular a prática de novos crimes.

    Bons Estudos. Não Desista!

  • 4 Métodos da Criminologia:

    1) Método Indultivo (parte da análise do caso concreto para o geral)

    2) Método Empírico/ experimental (analisa o caso concreto, a realidade)

    3) Método Biológico (analisa os fatores orgânicos dos seres humanos)

    4) Método Sociológico (analisa os fatores sociais, como os costumes, cultura....)

    Força e gás !!!

  • Gabarito: E

    A Criminologia utiliza o método empírico ou experimental e indutivo, cunhado pela Escola Positiva, para estudar seu objeto (crime, criminoso, vítima e controle social), partindo da análise dos fatos, da realidade, da prática, do mundo do ser, para a regra, com base no método biológico e sociológico (Empírico e Interdisciplinar).