SóProvas


ID
939517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A limnologia pode prestar grande contribuição à recuperação de ecossistemas aquáticos degradados. Sua participação tem sido mais destacada nas regiões onde tais ecossistemas desempenham importante papel no que se refere à recreação e(ou) onde a água, fonte de abastecimento para o consumo humano, esteja seriamente comprometida. Tal comprometimento pode ser resultante de fenômenos de eutrofização artificial, poluição e uso indevido das margens de rios e lagos e(ou) da bacia de drenagem. Considerando essas informações, julgue os próximos itens.

No processo de eutrofização, em que o ecossistema aquático transforma-se da condição de mesotrófico ou oligotrófico para eutrófico, ocorre aumento da concentração de nutrientes, especialmente fósforo e nitrogênio, o que torna o ecossistema mais produtivo.

Alternativas
Comentários
  • gente qual é o erro disso??????????

  • Creio que eles consideram o erro em "o que torna o ecossistema mais produtivo".

    Aumento de fósforo e nitrogênio é sinônimo de "poluição".

    A eutrofização leva a crescimento populacional de cianobactérias, que liberam toxinas. Além de comprometer a oxigenação da água e causar a morte de outros organismos, como os peixes.


  • Nesta questão o erro encontra-se presente na afirmação de que .....o ecossistema aquático transforma-se da condição de mesotrófico ou oligotrófico para eutrófico....., segundo Von Sperling, os níveis de trofia vão de oligotrófico, mesotrófico e eutrófico, sendo assim um corpo d' água deve passar de oligotrófico para mesotrófico e posteriormente para eutrófico, obedecendo os níveis de trofia que foram estabelecidos. A presença do OU dá a entender que o lago pode passar de oligotrófico para eutrófico sem passar pela condição intermediária.

  • ERRADA.

    O único erro é dizer que estágio oligotrófico pode passar direto pro eutrófico, o que não é verdade. A escala de níveis são: oligotrófico, mesotrófico, eutrófico e hipereutrófico.

    A produtividade aumenta por causa do aumento de cianobactérias, produzindo oxigênio na superfície do lago.

  • Eis a questao em ordem realmente e o qye gabriel cita e o que acontece normalmente porem tem casos excepicionais... ja no caso produtivo nao quer dizer pq aumentou as cianobacterias que estara mais produtivo a questao se referiu ao conjunto... entao se tiver um aumento das cianob. Acontecera uma desordem na cadeia!
  • o erro maior é dizer que o ecossistema se torna mais produtivo

     

    quando um ambiente começa a eutrofizar, a penetração de luz diminu porque a água se torna mais turva; finalmente, os organismos que respiram morrem por falta de O² e só sobrevivem aqueles que estão na superfície

  • O processo de eutrofização é utilizado, na limnologia, para indicar o fenômeno de transformação de lagos para uma maior produtividade biológica, sendo um fenômeno associado ao aumento excessivo da produção de biomassa de produtores primários, geralmente causada pela elevada concentração de nutrientes (HUTCHINSON, 1957)

    o erro encontra-se em: "o ecossistema aquático transforma-se da condição de mesotrófico ou oligotrófico para eutrófico".

    Um ambiente não passa de oligotrófico para eutrófico.

  • Eutrófico: elevado enriquecimento de nutrientes; muito crescimento planctônico (alta produtividade); extensa área coberta com plantas aquáticas; muita acumulação de sedimentos no fundo; baixos níveis de oxigênio dissolvido no fundo; e contem apenas espécies de peixes de águas quentes.

    Dessa forma, o processo de eutrofização leva à morte de animais (especialmente peixes, pela falta de oxigênio para respiração) e plantas (pela falta de oxigênio e pela falta de luz para a realização da fotossíntese). Corpos d´água eutrofizados geralmente são chamados de “mortos”, pois são raros os animais que ali conseguem sobreviver.

    Não torna o ecossistema produtivo, torna um ecossistema morto.

    Os principais estados tróficos são os seguintes:

    •  Oligotrófico
    •  Mesotrófico
    •  Eutrófico e
    •  Hipertrófico

  • Eutrofização é o fenômeno pelo qual um ecossistema se torna cada vez mais produtivo pelo enriquecimento por nutrientes, principalmente fósforo e nitrogênio. Como consequência, os produtores primários são estimulados, gerando-se o crescimento excessivo de macrófitas e algas planctônicas (SMITH; JOYE; HOWARTH, 2006; WANG; WANG, 2009)

    DOI: 10.1590/S1413-41522016139527 416 Eng Sanit Ambient | v.21 n.2 | abr/jun 2016 | 415-424 Wiegand, M.C.; Piedra, J.I.G.; Araújo, J.C