SóProvas


ID
939526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos aos processos geológicos transformadores do planeta.

As colisões de placas litosféricas convergentes são dos tipos: placa oceânica versus placa continental, placa continental versus placa continental e placa oceânica versus placa oceânica.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    As placas tectônicas que convergem, ou seja, colidem umas com as outras, fazem com que uma afunde e a outra se sobressaia.

    É o que acontece na formação da Cordilheira dos Andes (Placa de Nazca (oceânica) x Placa Sul-Americana (continental)), do Himalaia (Placa Euroasiática (continental) x Placa Indiana (continental)) e na formação de ilhas oceânicas no Japão (convergência entre placas oceânicas)

  • A convergência de placas ocorre quando duas placas se deslocam na direção uma da outra, acabando por colidir. As colisões podem ocorrer entre uma placa oceânica e uma placa continental, entre duas placas oceânicas, entre duas continentais, e entre uma placa mista e uma placa continental. Pode ocorrer entre:

    - Placa oceânica e placa continental – nesta colisão a placa oceânica, de maior densidade, mergulha sob a placa continental, menos densa, formando-se uma , tal como acontece, por exemplo, com a placa de Nazca que mergulha sob a Sul-Americana. Este fenómeno designa-se subducção, e é acompanhado de forte actividade sísmica e vulcânica. Pode acontecer que uma porção da oceânica cavalgue um bordo continental, o que é, à priori, anormal, dadas as densidades respectivas dos dois meios. Para descrever este fenómeno, inverso da subducção, foi criado o termo obducção;

    - Placas continentais – nesta colisão, como as placas apresentam densidades semelhantes, originam-se enrugamentos, com a formação de uma cadeia montanhosa. É o que acontece com a placa Indiana que, em deslocação para norte, colide com a placa Asiática, originando as cadeias montanhosas dos Himalaias e do Tibete. Actualmente, estas placas ainda se empurram, mutuamente, provocando a elevação dos Himalaias, à velocidade de 1 a 2 cm/ano;

    - Placas oceânicas – nesta colisão a placa mais densa mergulha sob a outra (subducção), formando-se uma e ilhas de origem vulcânica (). É o que acontece com os arcos insulares situados na bordadura oriental dos continentes Asiático e Australiano. Nestas regiões ocorre forte actividade sísmica e vulcânica. Quando a margem oceânica de uma placa mista colide com uma placa continental, a crusta oceânica é destruída por subducção e, quando toda a crusta oceânica é destruída, passa a ocorrer colisão entre as duas margens continentais.