SóProvas


ID
939607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Para a aplicação de métodos e técnicas de controle de erosão, é necessário conhecimento dos fatores e mecanismos concernentes às causas do desenvolvimento dos processos erosivos. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O deslocamento de partículas de solo por impacto de gotas de chuva, conhecido como efeito splash, é um dos mecanismos causadores de erosão.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

    As gotas de chuva deslocam partículas do solo, causando erosão.

  • As gotículas de chuva, ao caírem em um barranco ou em qualquer outro terreno, provocam a saltação (splash erosion) das partículas, tendo assim o que se chama de “ação mecânica das gotas da chuva”, e é justamente esta que provoca o arrancamento e o deslocamento de partículas. Quando o escoamento pluvial acontece é porque a quantidade de chuva caída em uma determinada área é maior que o poder de infiltração, dessa maneira formando as enxurradas, que irá esculpir de várias maneiras os locais por onde passar. A ação das enxurradas vai, pouco a pouco, retirando a camada fértil do solo, tornando-o cada vez mais improdutivo. Além disso, as enxurradas arrancam plantas e fazem desmoronar barrancos.

  • A ação da água da chuva e, mais especificamente, o impacto das gotas sobre o solo (efeito splash) pode dar origem a um processo denominado erosão hídrica, caracterizado pela ação de desagregação, transporte e deposição das partículas minerais e demais componentes a elas aderidos, como defensivos e fertilizantes agrícolas, matéria orgânica, biota do solo, sementes, entre outros materiais. De modo geral, quanto maior a intensidade e duração da chuva, maior a probabilidade de que a capacidade de infiltração de água no solo seja superada ou que este atinja o ponto de saturação mais rapidamente, dando origem a escoamentos superficiais, com diferentes características de fluxo, tais como: laminar, linear (concentrado), difuso e anastomosado. A água que continua a precipitar e escoa pelo terreno tem seu maior ou menor potencial erosivo relacionado à frequência e intensidade das chuvas bem como a características topográficas e de relevo, como comprimento e grau do declive, tipo de solo e susceptibilidade a erosão, cobertura vegetal e manejo do solo, práticas conservacionistas, entre outros fatores. Ravinas e voçorocas são estágios avançados da erosão hídrica, sendo condicionadas principalmente pelo escoamento concentrado da água da chuva e pela dinâmica hídrica em subsuperfície. Estas feições erosivas, em relação aos sulcos superficiais, não permitem o tráfego de maquinário agrícola, impedindo a reversão do processo por técnicas simples de preparo do solo. A ausência de controle dos processos erosivos pode mobilizar dezenas de hectares, e até mesmo inviabilizar a atividade econômica em uma propriedade agrícola.

    Fonte: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/189684/001007309.pdf?sequence=1&isAllowed=y

  • O deslocamento de partículas de solo por impacto de gotas de chuva, conhecido como efeito splash, é um dos mecanismos causadores de erosão.