SóProvas


ID
939610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Para a aplicação de métodos e técnicas de controle de erosão, é necessário conhecimento dos fatores e mecanismos concernentes às causas do desenvolvimento dos processos erosivos. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Para o controle da erosão em cabeceiras de cursos de água, devem ser consideradas as zonas de convergência dos fluxos superficiais e subterrâneos, visto que nelas ocorre interação sinergética que favorece o processo erosivo.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Deve ser considerada as zonas de convergência dos fluxos para controle de erosão em cabeceiras
  • Não reparei se o comentário só fica disponível após responder. Mas comentar a resposta é vacilo cara.

  • Conforme o manual de boas práticas agrícolas da Embrapa


    "Os principais processos erosivos lineares (ravinas e voçorocas) estão geralmente associados aos solos arenosos e às cabeceiras dos cursos d’água de primeira ordem. O controle da erosão exige a caracterização dos fatores e mecanismos relacionados às causas do desenvolvimento dos processos erosivos. Assim, o primeiro ponto a ser considerado são os locais onde há maior concentração de erosões lineares, pois esses locais consistem em zonas de convergência dos fluxos superficial e subterrâneo (no caso de cabeceiras de cursos d’água), havendo assim uma interação sinergética favorável aos processos causadores de incisões sobre vertentes."


    Fonte: https://www.embrapa.br/documents/10180/13599347/ID03.pdf

  • exatamente o que o bruno colocou

    O controle da erosão exige a caracterização dos fatores e mecanismos relacionados às causas do desenvolvimento dos processos erosivos. Assim, o primeiro ponto a ser considerado são os locais onde há maior concentração de erosões lineares, pois esses locais consistem em zonas de convergência dos fluxos superficial e subterrâneo (no caso de cabeceiras de cursos d’água), havendo assim uma interação sinergética favorável aos processos causadores de incisões sobre vertentes. Em função dessa característica, áreas de cabeceira de drenagem devem ser consideradas como áreas de risco de erosão e, portanto, de formação de voçorocas. 

  • Para o controle da erosão em cabeceiras de cursos de água, devem ser consideradas as zonas de convergência dos fluxos superficiais e subterrâneos, visto que nelas ocorre interação sinergética que favorece o processo erosivo.