SóProvas


ID
939706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com base nas normas e nos procedimentos previstos no Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens que se seguem.

Uma amostra, para ser considerada representativa de determinada população, deve conter as características dos elementos dessa população.

Alternativas
Comentários
  • O gabarto foi CERTO, MAS QUESTIONAVEL.
    Depende muito da interpretacao. Em uma banca como CESPE onde uma palavra torna toda a questao errada eu nao sei se acertaria a questao.

    Na Instrucao Normativa (transcrita abaixo) informa que e necessario tambem, conhecer a probabilidade de ocorrencia de cada elemento...

    Segundo a IN 01/2001, pg. 49, item 03: "Para uma amostra ser considerada representativa de uma populacao,ela deve possuir as caracterisicas de todos os elementos da mesma, bem como ter, conhecda a probabilidade de ocorrencia de cada elemento na sua selecao"

  • Segundo Marcelo Aragão, "assegurar a representatividade da amostra" é uma das tarefas da fase de plano de amostragem denominada "selecionar ou identificar a amostra". Gabarito: certo.
  • Como a finalidade da amostragem é a de fornecer base razoável para o auditor concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada, é importante que o auditor selecione uma amostra representativa, de modo a evitar tendenciosidade mediante a escolha de itens da amostra que tenham características típicas da população. Assim, sua seleção deve ser desprovida de qualquer viés e deve ser representativa da população testada. Portanto, para ser representativa, deve representar de forma honesta a população.

     

    Gabarito: CORRETO.

  • Para ser representativa, a amostra deve ser uma representação honesta da população, isto é, deve conter as características da população (P) que se deseja testar. Uma amostra não honesta seria, por exemplo, se realizássemos uma amostragem eleitoral para as eleições ao cargo de presidente da república apenas em uma das regiões do país e, a partir deste resultado, quiséssemos concluir sobre toda a população (P). Por exemplo: a partir da amostragem no Nordeste, concluiremos que o candidato X ganharia as eleições no Brasil. Nesse caso temos uma amostra não honesta, já que esta não é representativa da P-Brasil, mas da P-Nordeste. Assim, não podemos concluir sobre o Brasil a partir de uma amostra que não representa as várias regiões do Brasil. A nossa amostra permite concluir, apenas, sobre o resultado das eleições na região nordeste.

    Resposta: certo

  • Gabarito: CERTO

    Para cumprir seus objetivos é importante que a amostra seja representativa em relação a população da qual foi selecionada, ou seja, para fins de conclusão ela deve ser aproximadamente uma réplica em pequena escala da população, permitindo mensuração do erro que se está cometendo ao não examinar toda a população.

    Fonte: MANUAL DE ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DA ATIVIDADE DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL.

  • Perfeito! A amostra precisa apresentar características que sejam homogêneas com a população. Além disso, a seleção e o tamanho da amostra influenciam o processo.

    Resposta: Certo