-
Quanto maior o comprimento de onda, mais claro o fenômeno aparece na imagem.
-
Questão correta.
Para o sensoriamento remoto, o modelo ondulatório se aplica melhor para os grandes comprimentos de onda das micro-ondas das imagens de radar, que são obtidas com λ maiores que 3,0 cm. Os alvos escuros representam superfícies especulares (água e solo gradeado) nas quais a onda eletromagnética foi refletida em direção oposta à direção de visada do sensor, e assim nenhuma radiação voltou ao sensor para ser registrada.
Os demais níveis de cinza representam alvos de textura rugosa com refletância difusora (tons de cinza claros variados) que retornaram ao sensor.
Recomendação de leitura: http://www.cnpq.br/documents/10157/56b578c4-0fd5-4b9f-b82a-e9693e4f69d8
-
Não entendi as explicações. Se o comprimento de onda foi 3 micrômetros (3 µm), como reporta a questão, então o fenômeno deveria ser mais claro, pois este tamanho é muito pequeno... Ou seja, curto comprimento de onda.
-
prezado Analpheus,
quando se trata de radiação eletromagnética, 3 micrômetros é sim um comprimento de onda grande. Falo isso com referência às cores visíveis que o homem consegue ver, essas cores estão no intervalo de 0,7 a 0,38 micrômetros.
3 micrômetros, no intervalo dos espectros, é próximo a uma micro-onda. Os radares que usam as micro-ondas para georreferenciamento. Quanto maior o comprimento de onda, mais claro fica a imagem, isso acontece porque as ondas maiores são como ondas menores que foram refletindo e perdendo energia