SóProvas


ID
940345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Poluente atmosférico é qualquer forma de matéria com intensidade e em quantidade suficiente para tornar o ar impróprio à saúde e danoso aos materiais, à fauna e à flora. Em relação a esse assunto,
julgue os itens que se seguem.

Verificam-se, nos horários de maior tráfego, as mais altas taxas de concentração de ozônio na atmosfera (troposfera), por ser este um dos principais poluentes originados da queima de combustíveis veiculares.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Questão bem elaborada, tem uma boa pegada.

    Achei no site do MMA:

    Fontes de ozônio - a formação do ozônio troposférico ocorre através de reações químicas complexas que acontecem entre o dióxido de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, na presença de radiação solar. Estes poluentes são emitidos principalmente na queima de combustíveis fósseis, volatilização de combustíveis, criação de animais e na agricultura.

    O ozônio não é formado diretamente pela combustão de combustíveis, é formado indiretamente por outros compostos provenientes desta queima. Boa malandragem.

  • Perfeito o comentário do Gabriel.

    Só complementando...

    A questão considera que o ozônio seria um poluente primário, sendo que na verdade, este é um poluente secundário, pois é resultado de reações químicas que acontecem entre o NO2 e compostos orgânicos voláteis.

  • O ozônio é um gás poluente que, na troposfera (camada de ar que vai até dez km de altura), se comporta de maneira diferente do que quando localizado na estratosfera (acima de 40 km da superfície), onde forma a camada de ozônio, que protege a Terra da radiação ultravioleta.

    "Na camada mais baixa da atmosfera, o ozônio é um oxidante. Em contato com pessoas e animais, diminui os mecanismos de defesa do sistema respiratório e pode causar inflamação no pulmão", afirma o médico sanitarista Luiz Pereira, pesquisador do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP.

    Segundo Pereira, o ozônio é um poluente diferente dos demais porque é secundário. Ele se forma em uma reação fotoquímica, em que haja hidrocarbonetos (presentes na gasolina), óxido de nitrogênio (proveniente de qualquer combustão), oxigênio e luz.

    fonte: