SóProvas


ID
940423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

          As perdas de produção agrícola por problemas fitossanitários são estimadas em mais de 30% anualmente, e o Brasil, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é o maior consumidor de agrotóxico. Apesar de os defensivos agrícolas terem uma alta e rápida eficiência, são necessárias aplicações repetidas desses produtos, o que representa grandes quantidades lançadas no ambiente e um alto custo para a aplicação. Esses produtos químicos propiciam uma alta produtividade, mas têm efeitos negativos sobre o solo, o clima, a vegetação, as águas, os animais e o homem, e provocam a seleção de patógenos resistentes, resultantes da forte pressão seletiva de alguns dos produtos. Além disso, seu tempo de degradação no ambiente é da ordem de décadas, o que provoca uma concentração elevada dessas substâncias na cadeia alimentar. O controle biológico de doenças de plantas é definido como a redução de inóculo ou das atividades determinantes da doença, realizada por meio de um ou mais organismos, exceto o homem. Nesse contexto, essa prática é uma alternativa viável para o combate de pragas e patógenos e vantajosa em relação ao controle químico, especialmente em relação ao impacto ambiental, ao custo, à especificidade e ao desenvolvimento de resistência.

Franceschini et al. Biotecnologia aplicada ao controle biológico. Biotecnologia Ciência &  Desenvolvimento . n.º 23 . novembro/dezembro 2001 (com adaptações).

A partir das ideias apresentadas no texto acima, julgue os itens a seguir.

Trichoderma sp. é um agente de controle biológico e apresenta potencial para controlar podridões radiculares e murchas vasculares causadas por Rhizoctonia, Sclerotinia, Sclerotium, Fusarium, Verticillium e Fusarium. Seu único modo de ação envolve o mecanismo de parasitismo.

Alternativas
Comentários
  • Espécies do gênero Trichoderma possuem propriedades antagônicas baseadas na ativação de um arsenal de mecanismos variados,  seja através de substâncias tóxicas, se alimentando de outros fungos que causam doenças, competindo por espaço e alimento, assim como auxiliando no crescimento das plantas e disponibilizando alguns nutrientes para as mesmas. A primeira parte da questão está correta. O que a torna incorreta é a última parte.

     

    R: Errada. 

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • Gabarito: errado

    O fungo Trichoderma spp é um mofo verde, comum no solo. Suas estruturas compreendem ramificações chamadas hifas e micélio, e uma estrutura de propagação pelo ar denominada esporo ou conídio. Apresenta uma importante função ecológica, pois participa na mineralização dos restos de folhas, caules e raízes que já estão mortos. Pode-se então dizer que ele ajuda a manter o equilíbrio do ambiente. Além dessa propriedade, o mofo Trichoderma spp constitui-se num dos principais adversários de outros fungos também encontrados naturalmente no ambiente - ele é um Inimigo Natural dos fungos que causam doenças nas plantas. Assim, aumentando a população deTrichoderma spp no solo e sobre as plantas, diminui a chance de qualquer fungo patogênico atacar uma plantação.

    Fonte http://www.eccb.com.br/dados_tecnicos.php

  • ERRADA.

    O fungo do gênero Trichoderma tem vários modos de ação de controle biológico. Pode atuar por mecanismos diretos e/ou indiretos de ação, que incluem a antibiose - inibição ou supressão do patógeno pela produção de diversas substâncias tóxicas, voláteis e não voláteis, com amplo espectro de atividade antimicrobiana; a competição – disputa nutrientes e/ou espaço com o patógeno, levando o seu deslocamento do sítio de infecção, impedindo a germinação de seus propágulos ou o processo de infecção da planta; o micoparasitismo – o antagonista utiliza o fitopatógeno como alimento, pois crescem em direção ao patógeno, se enrolam em suas hifas, degradam a parede celular pela secreção de enzimas líticas (quitinases, celulases, glucanases e proteases) e delas se alimentam; a indução de resistência - algumas linhagens de Trichoderma possuem capacidade de desencadear uma série de alterações morfológicas e bioquímicas na planta, levando à ativação dos seus mecanismos de defesa contra vários fitopatógenos.

  •  

    "Algumas linhagens de trichoderma são utilizadas no controle de fitopatógenos e na promoção de crescimento vegetal devido a sua versatilidade de ação, como parasitismo, antibiose e competição, além de atuarem como indutores de resistência das plantas contra doenças."

     

    http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-018X2012000100026

  • Os mecanismos de ação utilizados por Trichoderma no controle de patógenos de plantas são competição, antibiose, parasitismo e indução de resistência.