-
Errado
Basicamente, comunicação institucional é direcionada para o público externo, pois fala para o mundo quem é a empresa, o que faz, qual a sua missão e relevância de suas ações; no caso, temos a comunicação interna, voltada para os funcionários e demais colaboradores da organização.
-
Klaus,
na verdade a comunicação institucional engloba a comunicação externa e interna.
Externa para divulgar os valores, missão e caracteristicas positivas da instituição ao público externo.
Já a interna é pra fortalecer os valores instituicionais dentro da própria organização entre os empregados. Um exemplo do que pode ser feito nesse intuito é o house organ.
-
Chama-se Jornalismo Institucional a especialização do jornalismo voltada para o público interno de uma instituição, seja qual for sua natureza (lucrativa, sem fins lucrativos, política, religiosa, militar, sindical etc.).
O jornalismo institucional opera por vários suportes, mas principalmente house organs (impressos de circulação interna) e websites deinternet e intranet. Geralmente é produzido por um jornalista ou relações públicas ou ainda por empresas de assessoria de imprensa.
A produção de jornais-mural, fôlderes, panfletos e de vídeos institucionais também fazem parte do jornalismo institucional. Esse material pode ter caráter informativo ou de divulgação e marketing.
Fonte: wikipédia
-
Item Errado
Se a banca tivesse cobrado algo "dentre os objetivos da comunicação institucional está a comunicação interna" estaria correta. O problema foi a limitação. Como os colegas já citaram, são vários focos... várias frentes de atuação da comunicação institucional.
Bom estudo :)
-
Segundo Claudia Lemos e Rozalia Del Gaudio, entre os tipos de comunicação empresarial está o Jornal "que tem periodicidade mais estendida que o informativo, funcionando como uma síntese dos acontecimentos na empresa em determinado período. (...) Pode ser distribuído em geral pelo Correio, para atingir públicos como a família do empregado OU FORMADORES DE OPINIÃO" (ALÉM DOS EMPREGADOS - PÚBLICO INTERNO)
-
Pois é... a afirmativa não está de todo errada. A questão não disse que o único objetivo do jornalismo institucional era produzir com. interna. Eu interpretei como "um dos objetivos". Certamente existem outras funcionalidades, mas o item, a depender da interpretação, pode ou não estar correto. Eu não entendi como limitação, ou exclusão de outras funções; entendi que sim, um dos objetivos do jornalismo institucional era produzir com. interna. Complicado...
-
Comunicação institucional e jornalismo institucional são coisas diferentes, pessoas.
-
Pesssoal, vamos aceitar o posicionamento do Cespe e deixar de ladainha.
-
GABARITO: ERRADO
"A INCAPACIDADE DE ONIPRESENÇA dos veículos de comunicação diante de todos os fatos gerados pela civilização contemporânea foi, muito provavelmente, a necessidade que deu origem à especialização hoje conhecida como jornalismo institucional - definição dada por Alberto Dines, um dos jornalistas mais completos e éticos do Brasil. Podemos dividir essa especialização em dois ramos básicos: jornalismo empresarial e assessoria de imprensa. Em ambos os casos, o jornalismo institucional tem a missão precípua de suprir a demanda de informação que os veículos de comunicação de massa não conseguem atender."
Livro: O signo da verdade: assessoria de imprensa feita por jornalistas. Ricardo Viveiros e Marco Antonio Eid. São Paulo: Summus, 2007. p.21
-
"O jornalismo institucional objetiva criar ou alterar imagens mentais tornando-as favoráveis à instituição e aumentando assim sua reputação por meio do emprego adaptado de técnicas jornalísticas. Não precisa ser necessariamente empregado na comunicação interna. A afirmativa é incorreta." (CAMPUS,Luiz . Comunicação Social para ANTT - Teoria e Exercícios)
-
Achei que poderia estar certo, mas, conforme Margarida Kunsch, o Jornalismo Institucional está inserido na Comunicação Institucional, assim como a Assessoria de Imprensa, as Relações Públicas, o Marketing Social etc.
Além disso, o Jornalismo Institucional também produz publicações para o público externo (ex.: revistas ou newsletters para os clientes), o que tb "põe por terra" a ideia de que faz parte da Comunicação Interna