-
Onde está o erro?
-
O objetivo da gestão do conhecimento organizacional é captar, criar e utilizar um recurso intangível (conhecimento).
-
Tem como principal objetivo gerenciar o conhecimento das pessoas dentro de uma empresa, suas experiências, informações relevantes adquiridas com o tempo etc., facilitando o acesso e a utilização destas por qualquer pessoa interessada. Bem como os impactos que esta informação pode gerar.
Creio que o erro está na segunda parte:
reconhecendo, assim, processos de gestão da informação como processos de gestão do conhecimento. (talvez esteja invertido)
A gestão do conhecimento tem como principais objetivos (OUTROS):
Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias;
Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional);
Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas.
Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando-os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário.
Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis.
Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis.
-
Tem como principal objetivo gerenciar o conhecimento das pessoas dentro de uma empresa, suas experiências, informações relevantes adquiridas com o tempo etc., facilitando o acesso e a utilização destas por qualquer pessoa interessada. Bem como os impactos que esta informação pode gerar.
fonte: http://www.sobreadministracao.com/gestao-do-conhecimento-os-administradores-precisam-conhecer/
-
Ps: Também errei.
De acordo com Nonaka e Takeuchi, 4 “o conhecimento, diferentemente da informação, refere-se a crenças e compromisso”. [ Só essa frase já mataria a questão quando se fala em "reconhecendo, assim, processos de gestão da informação como processos de gestão do conhecimento. ".]
Para esses autores:
Primeiro, o conhecimento, ao contrário da informação, diz respeito a crenças e compromissos. O conhecimento é uma função de uma atitude, perspectiva ou intenção específica. Segundo, o conhecimento, ao contrário da informação, está relacionado à ação. É sempre o conhecimento com
algum fim. E terceiro, o conhecimento, como a informação, diz respeito ao significado. É específico ao contexto e relacional.
Informações extras:
Por gestão do conhecimento se entende um processo integrado que se destina a: criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização.
De acordo com Quandt: A gestão do conhecimento nas organizações pode ser entendida como um processo que se inicia na identiçcação dos objetivos estratégicos organizacionais e segue pelas práticas gerenciais utilizadas para a identiçcação, desenvolvimento, captura e disseminação do conhecimento útil.
Fonte: Livro do Rodrigo Renno.