SóProvas


ID
941857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando as normas brasileiras vigentes e as boas práticas de engenharia a respeito dos sistemas prediais, julgue os itens subsequentes.

Nos projetos de instalações de águas pluviais, para o cálculo da área de contribuição, devem ser considerados os incrementos devidos às paredes que interceptam as águas de chuva, mas não os incrementos devidos à inclinação da cobertura.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    No cálculo da área de contribuição, devem-se considerar os incrementos devidos a inclinação da cobertura e às paredes que interceptem água da chuva que também deva ser drenada pela cobertura.
  • 3.2 Área de contribuição - Soma das áreas das superfícies que, interceptando chuva, conduzem as águas para determinado ponto da instalação.

    5.2.1 No cálculo da área de contribuição, devem-se considerar os incrementos devidos à inclinação da cobertura e às paredes que interceptem água de chuva que também deva ser drenada pela cobertura


  • Bravos concurseiros, questão interessante que trata sobre o dimensionamento de instalações de captação de águas pluviais.

    Antes de mais nada, vamos consultar as definições da NBR 10844 (Instalações prediais de águas pluviais) para entender o que é a área de contribuição. De acordo com a referida norma, a área de contribuição é a soma das áreas das superfícies que, interceptando chuvas , conduzem as águas para determinado ponto da instalação.

    Já o item 5.2 desta norma determina que no cálculo da área de contribuição, devem-se considerar os incrementos devidos à inclinação da cobertura e às paredes que interceptem água de chuva que também deva ser drenada pela cobertura.

    Podemos observar acima que os incrementos devidos à inclinação da cobertura também devem ser considerados no cálculo da área de contribuição. Portanto, o item a ser julgado está incorreto.

    Resposta: Errado