SóProvas


ID
943708
Banca
FCC
Órgão
AL-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

Com relação ao Conselho Tutelar, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra de Lei - ECA!

             Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:

    I - atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;

    II - atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII;

    III - promover a execução de suas decisões, podendo para tanto:

    a) requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;

    b) representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações.

    IV - encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;

    V - encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;

    VI - providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional;

    VII - expedir notificações;

    VIII - requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;

    IX - assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;

    X - representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, § 3º, inciso II, da Constituição Federal;

             XI - representar ao Ministério Público para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural. 

            Parágrafo único.  Se, no exercício de suas atribuições, o Conselho Tutelar entender necessário o afastamento do convívio familiar, comunicará incontinenti o fato ao Ministério Público, prestando-lhe informações sobre os motivos de tal entendimento e as providências tomadas para a orientação, o apoio e a promoção social da família.

    Art. 137. As decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse.

    Bons Estudos!

     

  • Comentando as alternativas erradas: a) a remuneração dos respectivos membros será fixada por lei estadual. ERRADA Art. 134.  Lei municipal ou distrital disporá sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros, aos quais é assegurado o direito a:  (...) b) é órgão jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. ERRADA Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei. c) seus membros, dentre outros requisitos à candidatura, devem possuir, no mínimo, dezoito anos de idade.ERRADA

    Art. 133. Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos:

    I - reconhecida idoneidade moral;

    II - idade superior a vinte e um anos;

    III - residir no município.

    e) suas decisões poderão ser revistas pelo membro do Ministério Público, a pedido de quem tenha legítimo interesse. ERRADA Art. 137. As decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse.
  • Com relação à alternativa correta, letra "D" : seus membros possuem poderes de requisição previstos em lei, inclusive no tocante a serviços previdenciários. Está correta de acordo com o artigo 136: são atribuições do Conselho Tutelar, III - promover a execução de suas decisões, podendo para tanto: a) requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança. 

  • A questão é passível de anulação, pois só a autoridade judiciária pode realizar a revista, conforme o art.137 do ECA.

  • A: errada. Art. 134, ECA;

    B: errada. Art. 131, caput, ECA;]

    C: errada. Art. 133, II, ECA;

    D: "correta". Art. 136, III, A, ECA. "Correta" por que quem possui o poder de requisição é o Conselho e não seus membros. É a mesma coisa dizer que qualquer sócio pode negociar em nome da sociedade empresária (o que está errado, pois tudo dependerá de como está redigido o estatuto social).

    E: errada. Art. 137, caput, ECA.
  • A - Está incorreto afirmar que a remuneração dos membros do Conselho Tutelar será fixada por lei estadual. Isso porque será a lei municipal ou distrital que disporá sobre o local, dia e horário de funcionamento do Conselho Tutelar, inclusive quanto à remuneração dos respectivos membros (art. 134 do ECA).

     

    B - Não é correto dizer que o Conselho Tutelar é órgão jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. A rigor, o Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente (art. 131 do ECA).

     

    C - É incorreto afirmar, como frequentemente se vê em provas de concurso, que os membros do Conselho Tutelar, dentre outros requisitos à candidatura, devem possuir, no mínimo, dezoito anos de idade. Na realidade, para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos: (i) reconhecida idoneidade moral; (ii) idade superior a 21 (vinte e um) anos – e não 18 (dezoito) anos –; (iii) residir – e não ter domicílio – no município (art. 133 do ECA).

     

    D - Os membros do Conselho Tutelar possuem poderes de requisição previstos em lei, inclusive no tocante a serviços previdenciários. Além dos serviços previdenciários, a requisição poderá recair sobre serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, trabalho e segurança (art. 136 do ECA).

     

    E - É equívoco dizer que as decisões do Conselho Tutelar poderão ser revistas pelo membro do Ministério Público, a pedido de quem tenha legítimo interesse. De fato, as decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse (art. 137 do ECA).