-
Quetão correta,
Isto acontece porque, apesar de o isolamento introduzir uma resistência térmica adicional, proporcional à espessura da camada de isolamento aplicada, a área exterior aumenta e, por consequência, aumenta também a contribuição da convecção de calor para o ambiente.
-
raio critico = K (isolante) / h (meio)
-
Tem que parar de concordar com todos os gabaritos que a banca tenta empurrar guela a baixo da galera.
A questão do raio crítico é o seguinte:
- Em primeiro lugar, só é aplicado a sistemas radiais;
- Imagine um sistema com dois resistores em série, um é o resistor de condução, e o outro é o de convecção;
- Quando você começa a aplicar uma camada de isolante em um sistema como esse, é observado um efeito antagônico, para alguns casos de pequenos raios, em que a resistência total do sistema sofre uma redução, ao contrário do pretendido que é aumento dessa resistência total;
- Isso acontece porque quando você está adicionando uma camada de isolante, ao mesmo tempo em que você aumenta a resistência de condução, você aumenta a área de contato de convecção, o que faz reduzir a resistência convectiva, em um primeiro momento para camadas finas de isolante, você aumenta resistência de condução, mas reduz a resistência de convecção, como eles atuam em série a resistência total cai até atingir o valor do raio crítico, e começa a crescer depois de ultrapassado essa barreira.
Logo o gabarito está grotescamente errado.
-
Considerando um raio r1 de uma tubulação e o raio crítico r_cr = k/h, quando r1 < r_cr a adição de isolamento térmico favorecerá o aumento de perda de calor, com redução da resistência convectiva. Quando a camada de isolante resultar em r1 = r_cr, a adição de isolante a partir deste momento favorece o isolamento térmico. Desta forma, para circuitos elétricos é desejável que r1 seja menor e muito próximo do raio crítico, pois assim dissipa-se mais calor, sendo o inverso para sistemas que desejam reduzir as perdas de calor.
Importante citar que isto é válido tanto para sistemas cilíndricos quanto para esféricos, sendo neste r_cr = 2.k/h.