SóProvas


ID
946450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com base na norma ISO 900:2000, julgue os itens que se seguem, acerca de gestão da qualidade.

Somente após ter assumido o compromisso de fornecer o produto para o cliente, a organização deve analisar criticamente os requisitos relacionados ao produto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar: errado
    Onde se lê “NBR ISO 900:2000”, deveria ser “NBR ISO 9001:2000”, motivo pelo qual se opta pela anulação do item.

    A ISO 9001:2000 é uma norma internacional que fornece requisitos para o sistema de gestão da qualidade (SGQ) das organizações. Faz parte de uma série de normas publicadas pela ISO (International Organisation for Standardisation - Organização Internacional de Normalização), geralmente chamada no coletivo de "série ISO 9000". Por essa razão, é possível que você ouça algumas vezes seu fornecedor dizer que é "certificado ISO 9000" ou tem um "SGQ em conformidade com a ISO 9000". Normalmente, isso significa que ele está alegando possuir um SGQ que atende aos requisitos da ISO 9001:2000, a única norma da série ISO 9000 que pode ser usada para fins de avaliação da conformidade. É importante, porém, entender que a ISO é o organismo que desenvolve e publica a norma, ou seja, a ISO não "certifica" organizações, como explicaremos mais adiante.

    O objetivo da ISO 9001:2000 é fornecer um conjunto de requisitos que, se forem bem implementados, lhe darão mais confiança de que seu fornecedor é capaz de fornecer regularmente bens e serviços que:

    • Atendam às suas necessidades e expectativas; e
    • Estejam em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
    Os requisitos abrangem uma grande variedade de tópicos, incluindo comprometimento da alta direção com a qualidade, foco no cliente, adequação de recursos, competência de funcionários, gestão de processos (no caso de processos de produção, entrega de serviços, processos administrativos e processos de suporte pertinentes), planejamento da qualidade, projeto de produtos, análise crítica de pedidos recebidos, aquisição, medição e monitoramento de processos e produtos, calibração de equipamentos de medição, processos para solucionar reclamações de clientes, ações corretivas e preventivas e melhoria contínua do SGQ. Por último, mas não menos importante, há também o requisito que exige que o fornecedor monitore a opinião do cliente quanto à qualidade dos bens e serviços fornecidos.