SóProvas


ID
946870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a projetos e modelos de gestão, julgue os itens subsecutivos.

Na análise por pontos de função, não são medidos o tempo de desenvolvimento nem a produtividade ou o esforço de desenvolvimento; a análise está condicionada ao ambiente de desenvolvimento usado.

Alternativas
Comentários
  • a ideia do APF é justamente tentar medir o esforço em tempo e custo para se desenvolver o sistema
  • Pelo que eu entendo, na análise de pontos de função não são medidos tempo de desenvolvimento nem nada assim. Ela mede o tamanho funcional do software de acordo com a visão do usuário.

    O erro da questão está no final a análise está condicionada ao ambiente de desenvolvimento usado.

    A análise de pontos de função é independente do ambiente de desenvolvimento usado. Com a base histórica, associada à medição é que podemos estimar tempo de desenvolvimento, esforço ou produtividade.
    • uma ferramenta para determinar o tamanho de pacotes de software adquiridos, através da contagem de todos os Pontos por Função incluídos no pacote;
    • uma ferramenta para apoiar a análise da qualidade e da produtividade;
    • um mecanismo para estimar custos e recursos envolvidos em projetos de desenvolvimento e manutenção de software;
    • um fator de normalização para comparação de software
  • Bom, estes conceitos são complicados, cada autor diz uma coisa. 

    Segundo Pressman, (ao contrário do postado por alguns colegas) a análise de pontos de função é utilizado para medir esforço de desenvolvimento de um projeto, segundo ele, PF são empregados em (pag. 543): 
    1 - Estimar o custo de trabalho para projetar, codificar e testar o software
    2 - Prever o número de erros que serão encontrados durante o teste (essa é duro de engolir...)
    3 - Prever o número de componentes ou números de linhas do código fontes.
  • Pessoal,

    A função primordial da APF é dimensionar o tamanho do software, porém, como alguns colegas frisaram e o Pressman reafirma, também é possível estimar o custo de trabalho para projetar, codificar e testar o software; prever o número de erros que serão encontrados durante o teste; prever o número de componentes ou números de linhas do código fontes. A grande questão é que estas previsões e estimativas colocadas pelo Pressman são plausíveis com fontes históricas.

    Abraços

  • Quando se fala de análise de pontos de função, como na questão enfatiza: "Na análise de pontos de função...", realmente é única e exclusivamente para medir o tamanho do software, a "métrica fp" como o Pressman chama na mesma página que o colega citou, pg 543. Entretanto, essa mesma contagem pode ser usada para estimar o tempo, custo ou esforço para construir o software. O Pressman não contradiz a definição de análise de pontos de função, ele apenas enfatiza os usos do resultado da análise de pontos de função.

    Caso a questão falasse: "A análise de pontos de função pode ser utilizada para medir o tempo de desenvolvimento de um software", a assertiva estaria correta.

    Nessa mesma questão também há outra afirmação incorreta como o colega citou: a análise de pontos de função não está condicionada ao ambiente de desenvolvimento usado. Ela está condicionada aos requisitos de usuário que são descrições em alto nível das características do sistema.

  • Caro colega,

    Concerteza ela serve para medir o tamanho funcional, mas com outras varáveis (tipo dados históricos) pode servir para estimar custos, esforço, produtividade, etc. Observem a questão abaixo.

      Q314414

    A análise de pontos de função (APF) pode ser empregada para medir o tamanho de um produto de software, quantificando as tarefas e serviços (funcionalidades) que o software fornece ao usuário, primordialmente com base no projeto lógico, a fim de oferecer suporte à análise de qualidade e produtividade.

    Bons estudos.

  • Juntando as respostas dos colegas:


    "Na análise por pontos de função, não são medidos o tempo de desenvolvimento nem a produtividade ou o esforço de desenvolvimento; (...)": Certo! De fato, não é medido, mas pode ser estimado desde que se possua dados históricos para apoiar essa estimativa.


    "(...) a análise está condicionada ao ambiente de desenvolvimento usado.": Errado! Basicamente está condicionada aos requisitos do usuário.


  • Falar que: "a análise está condicionada ao ambiente de desenvolvimento usado." é afirmar que depende de um ambiente Java ou .Net é APF é independente desses ambientes.