SóProvas


ID
946885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito dos mecanismos de controle de acesso e garantia de integridade, julgue os itens que se seguem.

Sistemas de controle de acesso embasados em identificação biométrica são extremamente precisos na recuperação da informação.

Alternativas
Comentários
  • Acertei mas gostaria que alguém explicasse o que a CESPE quis dizer com "extremamente precisos"...
  • Entendo que a banca quis se referir "extremamente precisos" como algo 100% confiável, o que na prática seria completamente errado. Quando o sistema de biométrica foi criado na década de 90, o mesmo foi planejado para ser o nível mais alto de segurança da informação, todavia a partir do momento que o esses sistemas convertem seus dados para linguagem de máquinas (0 e 1), a mesma pode ser burlada. Baseando-se nessa deficiência foi que surgiram os certificados digitais, hoje, é o mais alto nível de segurança da informação.
  • "Extremamente precisos na recuperação da informação:" Imagine uma leitora biométrica de impressões digitais instalada em uma catraca de acesso a um edifício comercial. Agora imagine quantas pessoas (que possuem a impressão digital corretamente cadastrada) essa catraca barra por dia. independentemente de qual seja o problema da negação de acesso (leitura incorreta devido a equipamento de baixa qualidade, devido a mão do usuário estar suja, etc.), essa é a realidade, a recuperação da informação biométrica armazenada, NÃO é extremamente precisa.

  • Sem falar que há pessoas que não conseguem ter a impressão digital lida, mesmo sem ter tido qualquer dano às mesmas.

  • Complementado o que já foi discutido.


    "Os sistemas biométricos automáticos são uma evolução natural dos sistemas manuais de reconhecimento amplamente difundidos há muito tempo, como a análise grafológica de assinaturas, a análise de impressões digitais e o reconhecimento de voz."


    "Um dos problemas enfrentados pelos sistemas biométricos atuais é a alta taxa de erro, em função da mudança das características de uma pessoa com o passar dos anos, ou devido a problemas de saúde ou nervosismo, por exemplo.


    Fonte: Boas práticas em Segurança da Informação - TCU (http://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A24D6E86A4014D72AC823F5491&inline=1

  • Uma coisa que aprendi: não há nenhum recurso 100% na informática.

  • Pensei: se alguma informação importante está criptografada e somente com a utilização da digital de um importante empresário ele pode ser decriptada.

    Imagina se esse empresário some? Como vão acessar aqueles dado? Ou seja, não garante nada...

  • O trecho, extremamente precisos me fez acertar.

  • Basta lembrar de quantas vezes vc tem que colocar a digital pro seu celular destravar em alguns dias. Tem dias que eu tenho que colocar umas 8 vezes pra ele reconhecer minha digital, kkkk. Se fosse só "precisos" ainda talvez desse pra argumentar como errada tbm.

  • Gabarito: Errado